quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dando pausa em uma corrida

Olá a todos, tudo bem?

Hoje (13/10/2011 - 2h 43min) fiz a descoberta de um recurso muito legal no GT5 que foi implementado na última atualização, a 2.0.

Além de podermos pilotar com o visual do Cockpit nos carros Standard, podemos, finalmente, interromper uma corrida no meio dela e continuar depois. Descobri isso por acaso. Ainda há pouco, o Gerson havia me perguntado como ele faria para interromper a corrida, e respondi a ele que não tinha como, e descobri agora que eu estava errado. 

Estava correndo no campeonato Fórmula GT, Série Radical, Modo B-Spec, e na terceira prova, entrei no box para troca de pneus e abastecimento. Após o Pit ele acabou entrando novamente no box e então percebi um novo botão "Suspender". Como eu queria cancelar a minha entrada no box, pensei se este botão faria isso, mas pra minha surpresa veio a mensagem:

Suspender a corrida e sair do jogo?
Poderás retornar a corrida a partir deste ponto da próxima vez que carregares o jogo.

Cliquei em OK e ele começou a gravar os dados no HD e logo após veio a mensagem:

Até a próxima!
Prime o botão PS para saires do jogo.
Quando regressares à corrida, a sua suspensão será cancelada.

Então, agora, já é possível correr as provas de longa distância e parar quando quiser para depois continuar. Temos apenas de entrar no Box e pedir para suspender.

Mas olha só. Eu fiz isso, sai do jogo e retornei. Eu tinha parado na 18 volta de Mônaco e quando ele retornou, abriu em Nürburgring GP/F. O recurso é válido, mas tem de funcionar direito. Não sei o que aconteceu com a prova anterior. O que sei é que iniciei na prova seguinte na 18a volta.

E quando comecei novamente a corrida deu um monte de falhas.

Veja como aconteceu ai com você e poste aqui a sua experiência.

Fiz alguns teste. Se suspender e voltar em seguida, volta tudo ao normal. Mas se desligar, em campeonato, vira frege.

Quem sabe pra campeonato isso não funcione mesmo, apenas para a Série Resistência.

Um grande abraço a todos.

80 comentários:

  1. O recurso é legal e extremamente necessário, mas tive problemas com o campeonato de formula do B-spec, o botão não funcionou antes de começar a corrida, resolvi entrar nos boxes e utilizar e adivinha TRAVOU tive de reiniciar o play, pelo menos ele memorizou a suspensão anterior, 3 corridas antes e não perdi totalmente o campeonato.

    ResponderExcluir
  2. Blz Daniel!
    Eu já tinha comentado... mas acho que meu comentário foi removido!
    Mas valeu a pena esperar... agora vou encarar esses desafios de horas e horas em uma mesma corrida!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lendo o site do GT, eles dizem que o recurso foi desenvolvido pensando nas séries de resistência. Isso quer dizer que não fizeram todos os testes necessários antes de liberarem o recurso.
    Se você faz uso do Suspender numa corrida de resistência, ou numa prova de corrida única funciona legal. Mas se você usar em provas de campeonato, dá problemas, ele se perde.
    Alexssandro, no meu ainda não travou, mas quando voltei, voltei na prova seguinte do campeonato.
    Então fica a dica, use o recurso suspender somente nas séries resistência ou em provas de corrida individual.

    ResponderExcluir
  4. Daniel valeu pela dica, eu cheguei a fazer até as corridas de 12horas cara aja braço, agora vou tentar por em pratica essa dica que você nos dei valeu.

    ResponderExcluir
  5. Daniel com qual nivel ja a pra correr a 24h Nürburgring ?
    vlw

    ResponderExcluir
  6. Oi Henrique, somente com nível 40. Não tem outro jeito.

    O chato é que depois que chegas ao nível 40 não chegas a mais lugar algum, porque 40 é o limite e depois disso mais nada acontece em termos de experiência.

    Um abraço e até mais...

    ResponderExcluir
  7. e ai Daniel , Daniel eu jogo gt5 no meu ps3 e quando vo na casa do meu irmao jogo no ps3 dele , ai eu uso a minha mesma conta da psn nos dois ps3 , queria saber se tem como transferir os carros para um unico ps3 ?
    obrigado ate mais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique, tudo bem?

      Transferir os carros de um PS3 para o outro na mesma conta não tem como. O que tu podes fazer é criar uma segunda conta e transferir os carros para esta segunda conta até teres todos os carros nela.

      Eu entendo o que tens em mente e tem como juntar, mas será demorado porque terás de dar um passo por dia e vais precisar de um Pendrive.

      Tens duas opções de escolha. Vou te dar as duas. Primeiro a mais fácil e rápida e a outra tu fazes com o tempo.

      PRIMEIRA:

      Como a conta que usas é a mesma, não terá problemas em fazer isso.

      Como tu corres em PS3 diferentes, os carros de um não são os mesmos do outro. Os carros que tens em casa são uns e os carros que tens no teu irmão são outros.

      A primeira coisa que tens de fazer é uma escolha. Com quais carros tu queres ficar, com a lista que tens em casa ou com a lista que tens no teu irmão. Porque uma das listas tu vais perder. Se queres ter as duas listas, então é a SEGUNDA opção que tens que está mais abaixo.

      Provavelmente tenhas mais carros em casa do que no teu irmão, então escolhe a de casa. Se tens os melhores carros no teu irmão, escolhe esta então. Tens de decidir o que é melhor pra ti.

      Com um Pendrive, faz uma cópia dos teus dados do GT5 no Pendrive do teu PS3 escolhido. E esses dados tu faz uma cópia para o outro PS3. Quando fizeres esta cópia os teus carros serão transferidos para o outro PS3.

      Mas terás de lembrar de sempre guardar os dados do jogo no Pendrive toda vez de jogares em um e fores para o outros. Não precisas fazer isso sempre. Mas precisas ter em mente sempre quem é o escolhido para ser o principal, porque deste é que vais ter a cópia dos dados.

      No entanto, os troféus de ganhares num PS3 irão aparecer no outro, porque isso é contabilizado na tua conta na PSN, independente do console PS3.

      Esta é a maneira mais rápida. Agora a mais demorada.

      SEGUNDA:

      Levando em consideração que tenhas escolhido a lista de carro da tua casa, cria uma segunda conta no PS3 do teu irmão. Uma vez por dia tu envias para esta conta um dos teus carros que tens no PS3 do teu irmão, ou pede pra ele fazer isso. Certamente não terás todos porque nem todos vais conseguir enviar. Os carros com valores acima de 1.000.000 tu não consegues enviar e nem os especiais. Quando tiveres enviado todos os carros possíveis, então terás mais ou menos todos os carros numa única conta. E aí é só fazer a PRIMEIRA orientação. Somente que usarás uma outra conta para correr com todos os carros.

      Infelizmente o GT5 não tem muitas opções de manipulação de arquivos. É bastante limitado.

      De qualquer forma, tens essas duas opções, que não são as melhores diante do que queres fazer, mas é o que dá pra fazer.

      O bom seria se tivesse como mesclar as listas e aí tu terias todos os carros mesmo em uma única conta e console. Mas não tem como, somente dessa maneira que te expliquei.

      Um abraço Henrique.

      Excluir
    2. Oi Henrique, ainda tem a conta Plus na PSN e podes guardar os deus dados nos servidores da PSN, somente que terás de pagar a anuidade da conta.

      Mas pra quem tem conta Plus é possível guardar os dados da conta no servidor e quando fores jogar em outro PS3 tu trás esses dados de volta. Mas de qualquer forma, tu vais ter de escolher uma das listas.

      Creio que é mais barato tu teres um Pendrive à mão!

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  8. e ai Daniel tudo bem , cara voce pode me da uma ajuda para eu correr o Eventos A-Spec – Série Radical , eu ja cheguei no nivel 21 mas so cori com seus carros ate agora
    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique, tudo bem?

      Estou aqui para ajudar, mas preciso saber do que você precisa. Desculpa-me, mas não entendi o que você deseja.

      Precisas de outros carros, ou de como fazer as corridas?
      Explica um pouco mais o que desejas para eu poder te ajudar melhor.

      Estou desde às 20h desta terça tentando fazer as atualizações que abriram, tanto do PS3 quanto do GT5, mas não estou conseguindo, porque minha internet está muito instável hoje, está caindo a todo instante, está até irritante isso.

      Mas, de qualquer forma, poderei te ajudar mas de forma limitada, porque para compartilhar novos carros preciso antes fazer as duas atualizações e no momento não estou conseguindo. Assim que as coisas voltarem ao normal, dou uma olhada nas provas que realizei e que carros usei e então disponibilizo-os pra ti.

      Outra coisa que posso fazer é enviar pra ti os bilhetes de carros que tenho. Mas tudo isso só poderei fazer depois de atualizar o sistema e o GT5.

      Por enquanto, dá uma olhada no Menu Superior, a opção "Corridas A e B-Spec". Nas tabelas encontras os carros que usei para realizar as provas e quais carros são ganhos ao concluí-las.

      Por enquanto é o que posso fazer por ti Henrique. Assim que as coisas normalizarem por aqui posso ajudar mais e melhor.

      Mas independente disso, esclarece um pouco mais o que estás precisando de ajuda.

      Ficarei no aguardo.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
    2. beleza Daniel, sao os carros que praticamente nao tenho , quase todo jogo corri com aqueles carros que voce tem compartilhados , audi r8 red bull e uns outros , a ans dias atras te adicionei na psn meu id e a1fgh7 , mas de qualquer forma te agredeço pela ajuda ..
      vlw

      Excluir
    3. Oi Henrique, agora ficou mais claro pra mim do que queres.

      Vamos fazer o seguinte... Assim que minha internet voltar a ficar estável e eu fizer as atualizações eu começo a te mandar um carro por dia para poderes correr as provas.

      Vou ver os que tenho repetidos por aqui e te mando. Vou mandar carros que vão chegar ai na forma de bilhete de carro de oferta e vão chegar bilhetes de carro de oferta de nível, que quando chegar ai é que vais saber qual carro é, porque quando abrires o GT5 escolhe aleatoriamente o carro.

      Sugiro que cries uma outra conta, se ainda não o fizestes, e guarde esses carros nessa conta, porque assim sempre os terás na tua garagem. Depois que abrires os bilhetes não tem mais volta.

      o teu ID já está na minha lista e então agora é só aguardar. Vou procurar te mandar os carros já com as atualizações para te poupar trabalho e créditos.

      Fica bem assim pra ti?

      Um abraço e até mais...

      Excluir
    4. beleza Daniel , mas Daniel tem algum jeito de possuir um carro e possuir o bilhete do mesmo carro na garagem ???

      Excluir
    5. Tem sim, mas tu precisas de uma segunda conta pra fazer isso.

      Considera o seguinte: Conta 1 e Conta 2
      Conta 1, a conta que geralmente tu usas e tens mais créditos e carros na garagem.
      Conta 2, a conta que usas para acumular bilhetes.

      Digamos que queres ter a Ferrari F40 na tua garagem e na forma de bilhete.

      Tens a F40 na Conta 1. Grava os dados da conta 1 em um pendrive. Depois de gravar os dados, dá de presente este carro para a Conta 2. Depois de enviar o carro, recupera os dados gravados no pendrive. Quando abrires novamente o GT5 com a Conta 1, a F40 estará de volta na garagem.

      A Conta 2 vai receber a F40 na forma de bilhete. Grava os dados da Conta 2 e no outro dia tu envias de presente o bilhete para a Conta 1. Depois de enviar ficas sem o bilhete, mas se tu recuperares os dados gravados no pendrive, tu voltas a ter o bilhete.

      A Conta 1 vai receber a F40 na forma de bilhete, e então terás, neste momento, a F40 na forma de carro e na forma de bilhete.

      Mas não esquece que precisas ter dois pendrives pra fazer isso (um para cada conta), ou 4 contas diferentes no teu PS3. Senão irás sobrepor dados e não vai dar certo.

      E tu podes ter tantos carros ou bilhetes quiseres, basta tu enviar um por dia.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  9. beleza Daniel , agora entendi como funciona vou tentar fazer isso depois te falo o resutado , valeu pela dica
    abraço ...

    ResponderExcluir
  10. Oi Henrique, acabei de enviar pra ti o Bilhete de Carro de Oferta Nível 21 (19h 40min - 09/02/2012).

    Este bilhete dá ótimos carros, a maioria da GT 500.
    Meu filho iniciou um perfil pra ele no GT5 e dei este bilhete pra ele, o carro que veio foi um Honda Takata Dome NSX '06, carro Premium, 476 CV - 583 PP.

    Então são carros desse nível.

    Quando receberes o bilhete, não abre ele em seguida, envia para uma outra conta tua para teres ele por lá e uma vez por dia tu envias pra ti mesmo e terás um Carro por dia.

    Amanhã te mando outro bilhete. Se não estou enganado, já enviei, com este, dois bilhetes, este e o de nível 23, é isso mesmo?

    Um abraço e até mais...

    ResponderExcluir
  11. isso mesmo esse e o segundo bilhete que voce me envia , muito obrigado pelo bilhete Daniel , abraço ...

    ResponderExcluir
  12. Daniel esse truque do bilhete tambem funciona para dar carros , em vez de enviar os bilhetes, dar os carros e depois recuperar o jogo salvo

    ResponderExcluir
  13. Isso mesmo Henrique, se antes de enviar o carro tu salvares os dados do jogo, após enviar o carro tu recuperas os dados e o carro volta pra tua garagem e ainda desses um carro de presente pra alguém ou pra ti mesmo.

    ResponderExcluir
  14. DAniel consegui enviar um bilhete para outra conta minha , valew pelos bilhetes , DAniel me arruma um galhardo para eu correr a trohy galhardo , valew abraço ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consigo sim Henrique, apenas que tens de esperar porque já fiz uso do envio diário. Hoje, depois da meia-noite eu te mando o Gallardo de presente.

      Até mais...

      Excluir
  15. Daniel , como faz para conseguir um bilhete de carro nivel 24 ?? vlw ate mais

    ResponderExcluir
  16. Oi Henrique, tudo bem?

    Tem duas maneiras.

    A mais simples e rápida é tu ganhares de um amigo este bilhete. Infelizmente eu não tenho este bilhete.

    A outra maneira que conheço é tu fazeres todas as corridas da Série Resistência, pode ser no modo A ou B-Spec, qualquer uma delas ao concluir todas as provas tu ganhas o bilhete.

    Quando concluí as séries nos modos A e B-Spec eu acabei usando o bilhete. Ainda não fazia as cópias de dados antes de utilizar o bilhete. Ganhei na primeira vez uma Ferrari 2010 e na outra foi um Fórmula GT.

    Tenho outras 4 contas mas em nenhuma delas eu corri os eventos A e B-Spec no Modo GT, somente corri nas sazonais e on-ine.

    Talvez eu ainda corra essas provas para poder ter o bilhete de nível 24.

    É mais fácil tu concluíres primeiro a Série Resistência B-Spec, porque chegas mais rápido ao nível 40 e fazes a última prova de 24h em Nürburgring, do que no modo A-Spec que tu tens de correr mesmo.

    Se chegares lá e receberes o bilhete, antes de abrí-lo, salva os teus dados e me manda ele de presente.

    Um abraço e até mais...

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Tenho 20, 21, 22 e 23.
      Posso te mandar todos se desejares, somente que tem de ser um por dia.

      Escolhe qual o primeiro.

      Agora não estou em casa, mas à noite quando chegar posso te enviar um antes da meia-noite e outro logo após a meia-noite, assim terás 2 bilhetes em seguida.

      Excluir
  18. beleza daniel pode me enviar os de nivel 20 ,21, e 23 por favor o de 22 eu tenho que voce ja me enviou , muito obrigado valew ,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mando sim.

      Mando o 20 e o 21 em seguida. Na madrugada de sexta mando o 23 e completa a lista.

      Manda uma mensagem pra mim pela PSN para eu não esquecer Henrique. Assim quando ligar o PS3 já vai aparecer que recebi uma mensagem e mando ainda dentro do horário de hoje.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  19. e ai Daniel beleza valeu pelos bilhetes , Daniel como voce conseguiu aquele chaparral 2d que voce tem no seu perfil compartilhado ?? ate mais

    ResponderExcluir
  20. Oi Henrique, eu achei o Chaparral na Concessionária On-line há uns 3 ou 4 meses atrás.

    Mas já vi ele nos Usados. É questão de sorte mesmo. Pena eu não poder te mandar este carro.

    ResponderExcluir
  21. Oi Daniel , me envia o bilhete nivel 23 por favor , ? e vc tem o red bull em bilhete ? vlw

    ResponderExcluir
  22. eu acho que nao sei nada do jogo, so jogo mesmo.
    pq estou no NIvel 35A-spec e 32B-spec, eu nao entendo nada dessas transferencia e carro novos, atualizaçao, e hj mesmo estava fazendo as 9hs de suzuca e me ferrei fui em suspender e nao sai do jogo e tentei volta pra se tinha dado certoo e me ferreiii nao consigo mais abri a corridaa, sera que tem como eu acha no HD do play e retorna a corrida, pois fiz 4 horas e nao queria perdeeee, eheheh abraços se alguem puder me ajudar..
    titaoo_@hotmail.com thiago.lennert@hotmail.com meus e-mails, e jogo com controle tem algo a haver e nao conseguir jogar com carro da Redbull.????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, tudo bem?

      Primeiro tens de ver se o teu GT5 está atualizado. Se for a versão 2.05 ele está atualizado. Se não for te aconselho a fazer a atualização do teu GT5.

      Partindo do princípio que o teu GT5 está atualizado, quando entrares no box e escolher o botão Suspender, tem de dar certo, mesmo que tu voltes para a corrida em seguida de ter salvo os dados da corrida.

      Porque acontece assim... Tu entras no box, escolhe o botão Suspender e grava os dados, em seguida ele te dá a informação para desligar o PS3 ou retornares para a corrida.

      Pelo que relatas, tu escolheu retornar para a corrida e não deu certo.

      Experimentou somente desligar o play e ligá-lo novamente para ver o que dá?

      Outra opção que não sei o que vai acontecer é fazeres o seguinte:

      1. Entra no PS3
      2. Entra no GT5
      3. Antes de entrar no Modo GT, escolhe opções
      4. Em opções, escolhe Utilitários, a última opção
      5. Escolhe gerenciador de arquivos e depois escolhe recuperar dados.

      Como não estou em casa e não tenho um PS3 aqui na minha frente, talvez os termos não sejam esses que coloco, mas o objetivo deve ser este, então procura algo parecido.

      Ele vai tentar recuperar os arquivos danificados no teu PS3. Quem sabe ele não consiga recuperar os dados da corrida que gravastes.

      Espero que tenhas sorte.

      Quando chegar em casa eu te passo os nomes certos das opções que tem no GT5.

      Um abraço e obrigado por participar do blog.

      Excluir
  23. Olá Daniel. Tudo bem.
    Irei começar a correr as 24h de Le Mans hoje, mais não darei pausa, quero correr direto para ter mais emoção, claro que só terei uma pausinha para o lanche e o famoso tereré (bebida tipica do Pantanal).
    Abraços


    PS: Adorei seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi TioTatu, tudo bem?

      É muito legal fazer as 24h de Le Mans. Quando fiz não tinha o recurso de Suspender, então meu PS3 ficou 5 dias ligado direto.

      Eu aguentava no máximo 2 horas correndo direto. Depois disso tinha que parar e descansar. Fiz a maioria da corrida com chuva. Espero que tenhas mais sorte e corra com tempo bom também.

      Boa sorte por ai!

      Obrigado por participar do Blog.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  24. Eae Daniel!!
    Meu PS3 não esta ligado na internet, essa atualização só é feita via net?
    Abraço
    Netão/Sinop-MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Netão, tudo bem?

      Infelizmente sim. Não tem como tu pegares, por exemplo, o arquivo na web, copiar para um pendrive, e instalar no PS3. Tens de estar conectado na rede mesmo. No PSP tu até consegues fazer isso, mas no PS3 não.

      Já tentei fazer isso mas o PS3 não me dá esta opção, o que é uma pena.

      Se nunca conectaste o teu PS3 à internet, o teu GT5 está original de disco e está sem umas quantas atualizações. Se chegares a conectar, tenhas paciência porque ele vai baixar todas e algumas são de mais de 600MB. Não sei a conta exata, mas deve ter uns 4GB de atualização pra baixar.

      Estás perdendo uma séria de opções legais que o jogo proporciona quando está conectado à PSN. É um outro GT5.

      Um abraço e obrigado por participar do Blog.

      Excluir
    2. Obrigado pela antenção Daniel!
      Vou tentar conectar o meu PS3 na net,se der certo o que estou pensando em fazer te aviso!Estou no nível 29,5!
      Netão/Sinop-MT

      Excluir
    3. Se precisares de alguma ajuda pra conectar a internet ao teu PS3 é só falar.

      Se já tens internet é mais fácil, vais precisar apenas de um roteador sem fio (Access Point) para conectar o teu PS3 à tua rede.

      Eu manjo dessa tralha toda, se tiveres alguma dúvida é só falar.

      Assim que tiveres o teu PS3 conectado e atualizado vamos fazer umas corridas online. Tem um grupo ótimo que está se encontrando pela PSN para fazer umas corridas. Participe!

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  25. Daniel este topico e bem antigo hoje ja corrigiram os erros dos campeonatos pois como tenho filhos pequenos, vamos dizer que não posso jogar por muito tempo então fiz algumas provas de campeonato suspendendo quando acabava a corrida e não tive problema em nenhuma delas voltava a prova seguinte normal sem problemas, nunca parei uma prova no meio, porem sabado fiz a primeira prova de resisitencia e não consegui suspender a corrida, não encontrei o icone de suspender a corrida, ai vem a pergunta em qual momento aparecera ou qual botao devo apertar para ele aparecer?
    Andtes durante ou depois do PIt Stop? qual botão apertar? desculpe pelo nivel da pergunta porem não consegui achar este recurso.

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, tudo bem?

      Faz tempo que não corro usando o recurso de suspender. Fico contente em saber que corrigiram o erro para os campeonatos. O recurso tem de funcionar direito mesmo, senão não deveria nem existir.

      Queres saber em que momento deves suspender a prova...

      Para suspender uma prova de resistência tens de entrar no Box, não tem outro jeito. Não tem um botão durante a corrida que permite que suspendas a corrida.

      Diferente dos campeonatos, que para suspender uma corrida somente quando terminares umas das provas, nas provas de resistência tens de entrar no Box.

      Nos campeonatos se entrares no box não terás a opção de suspender como tem nas provas de resistência.

      Então quando fizeres uma corrida de resistência e quiseres parar, seja qual for o momento, a volta, o tempo, entra no Box. Quando entrares vai aparecer o botão suspender, clica ali e segue as orientações do jogo.

      Se não quiseres parar, não escolhe esta opção e troca pneus, abastece e continua a corrida.

      Quando desejar parar de fato, escolhe suspender.

      É assim que funciona para as provas de resistência, para suspender, entra no Box.

      Um abraco e até mais...

      Excluir
    2. Daniel bom dia, ontem eu consegui suspende a prova, é que acho que como sou muito novo sou muito afobado com medo de perder tempo de fazer coisas erradas e quando entrei nos boxes nas outras vezes na preocupação de acertar pneus e reabastecimento nem vi a grande opção de suspender a prova, mais agora tranquilo como ja havia dito antes vou te encher com perguntas simples, simples mesmo, o qeu me tranquiliza e saber que a minha duvida e a mesma de muitos e muitos.

      Daniel otimo feriadao para ti espero que o tempo esteja melhor ai do que aqui em SP e tu possas aproveita-lo bem.

      Excluir
    3. Oi Alex, tudo bem?

      A maioria não faz uma leitura da tela. A maioria nem enxerga as opções disponíveis. A maioria passa reto e vai direto ao que interessa. É assim mesmo, natural do ser humano. A maioria não analisa com calma as opções que tem, quer resolver rápido, e aí tu já sabes o fim.

      Não esquente a cabeça com isso, porque é normal. Não é a melhor escolhe mas é a mais comum.

      Meus filhos jogam jogos de aventura, de fase, e tem muita coisa pra pegar no caminho. Antes eles deixavam tudo pra trás e quando chegavam lá na frente faltavam coisas que impediam de continuar. Sempre disse a eles... Observem o que está na volta e não só o que estão vendo na frente.

      Faça o mesmo! E não estou te chamando de criança hein!

      Aqui no sul está um frio danado e vai cair mais ainda a temperatura. A lenha já está queimando solta na lareira. Quando chegamos em casa faço fogo e mantenho até a hora de ir dormir. É muito bom!

      Grande abraço e um ótimo feriadão pra ti também.

      Excluir
    4. Daniel Bom dia é possivel dar pausa em jogo de resisitencia no Modo B-Spec?
      Aproveitando a mensagem porem fora de lugar quando se desiste de uma corrida e contato os kms e contado a corrida? caso positivo se a pessoa por exemplo entra e desiste de correr as 500 milhas é contabilizado 500 milhas? e se for uma prova de 24h por exemplo Nurburgring quantos kms e contabilizado?

      Abraços

      Excluir
    5. Oi Alex, tudo bem?

      Agora tu me deixar de "saia curta". Não lembro se é possível dar pausa no modo B-Spec. Mas não é difícil saberes. Entra em qualquer corrida de Resistência B-Spec, faz uma volta e pede pra entrar no Box. Se aparecer a opção "Suspender" é porque é possível sim. Se não aparecer, é porque não é.

      De qualquer forma, vou ver isso quando abrir o GT5 novamente.

      Quando desistes de uma corrida, desiste mesmo e nada é contado. Diferente do GT4 que somava o número de corridas e número de vitórias e ainda te mostrava o porcentual de vitórias, o GT5 não faz qualquer menção a isso e nem tem mais este dado no Perfil.

      Então se entrares e saíres em seguida de uma corrida de resistência nada será computado. Será como se não tivesses entrado.

      A tua preocupação deve ser esta... Entras na corrida, desiste, e depois aparece como se já tivesses feito e perdes alguma coisa.

      Não é assim não. Simplesmente nada acontece. Pode entrar e sair a vontade das corridas e quantas vezes desejares.

      Somente que ganhas os prêmios uma única vez. No GT4 tu ganhavas a cada vez que fazia. No GT5 cortaram isso.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  26. Alguem ai pode me ajudar, comecei a jogar essa semana meu gt5 XL com um volante driving force gt, porem tenho poucos carros e precisava muito de um formula gran turismo emprestado alguem pode me ajudar? psn:RohMoraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto, tudo bem?

      Se adicionares esta minha ID (DanielGTBR) vais poder usar o meu. Porém, estou em viagem e retorno somente no domingo ao meio-dia e então poderei aceitar o teu pedido na PSN.

      Outra coisa que podes fazer é correr alguns sazonais, juntar Cr. 5.000.000 e comprar um Fórmula GT na Concessionária On-line. Este carro está sempre lá à disposição. Se não conseguires um outro amigo que possa te emprestar até domingo, faz isso, corre as sazonais. Como dica faz a sazonal FF. Usa o Toyota FT86 que ganhastes com o início do jogo e faz a última prova. Se entrares com 420PP na corrida, vais fazer em torno de Cr. 1.000.000 por corrida. Fazendo 5 já tens como comprar o teu Fórmula GT. Vale a pena!

      Grande abraço e obrigado por participar do Blog.

      Excluir
  27. Bom dia Daniel,
    Vc pode me enviar um bilhete nv 23?
    Vou te add. Meu usuario é leafar195

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa, tudo bem?

      Posso enviar sim. Tens apenas de adicionar a minha ID DanielGTBR e aguardar. Em 3 dias eu já consigo enviar pra ti o Bilhete 23. Ainda tenho alguns outros bilhetes para enviar.

      Mas envio sem problemas. Se não tiveres uma segunda conta, aconselho que cries uma para teres este bilhete na outra conta e todos os dias tu mesmo enviares o 23 pra ti mesmo e teres todos os carros deste nível.

      Grande abraço e até mais...

      Excluir
  28. Valeu Daniel,

    Vou fazer hoje. Essa conta já é a adicional. Aliás estou fazendo backup de todos os bilhetes que ganho com a original.
    Imagino que vc ja tenha todos os bilhetes mas, se vc precisar de algum, pode ser que eu tenha.

    Abç

    ResponderExcluir
  29. Daniel,
    Gostaria de sua ajuda em uma duvida.
    Meu GT5 é da Shopto e eu tenho contas brasileira e americana.
    Eu comprei um cartão da psn americana e, pela conta americana eu peguei os packs de carros adicionais mas, não consegui utilizar.
    Dei uma pesquisada e acredito que o prblema seja relacionado a região dos packs não serem da mesma região que o jogo.
    Agora tenho uma duvida. Se eu abrir um conta da britanica e compras os packs da região vou conseguir instalar.
    Como ja comprei o pacote familia será que esses packs funcionarão na conta brasileira?

    Ou....

    Se eu comprar o GT5 americano vou perder meu save?
    Da pra importar?

    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Rafa, agora tu me apertaste.

      Não sei ao certo porque nunca comprei nada na PSS, apenas baixei coisas gratuitas por lá.

      O que sei é que a região interfere.
      O que sei é que se baixares na região certa, as outras contas poderão usar no mesmo PS3.

      Perguntas se criando uma nova conta...

      Mas já não comprastes os Packs na conta americana?
      Se criares uma nova conta terás de pagar novamente!

      Eu não faria isso. Tentaria resolver as coisas com a conta americana mesmo.

      As coisas dão tão certo aqui pra mim que fico na dúvida o que dizer quando me deparo com problemas assim.

      Eu ver o que consigo descobrir e depois voltamos ao assunto.

      Até mais...

      Excluir
    2. Se comprar um GT5 americano e usares os mesmos dados da conta, eu acredito que não percas o save do jogo.

      Mas isso eu acho. Não tenho certeza porque ainda não passei por isso. Mas a lógica me diz que sim, que é possível, levando em consideração que o jogo é americano e a tua conta também.

      Excluir
    3. Não tens um amigo que tenha o GT5 americano pra emprestar e fazeres o teste antes de comprar?

      Emfim...

      Excluir
  30. E aí Daniel,

    Então eu perguntei do Save pq aconteceu comigo no jogo do GOW3.
    Eu tinha um GOW3 americano e fechei. Depois, eu vendi meu americano e comprei um polones para ter audio e legenda em Portugues.
    Quando fui jogar não tinha nenhum save.

    Valeu

    ResponderExcluir
  31. Fala ae Daniel.
    Primeiramente quero agradecer pelo bilhete nv.23.
    Agora, gostaria de pedir mais um favor. eu gostaria de conseguir um carro em especifico O Nissan 370z. Este carro foi um bilhete para um evento sazonal de academia no ano passado.
    Se vc tiver o bilhete eu agradeço.

    PS: Vou pegar um game americano emprestado e testar. Depois eu postarei o resultado.

    Abç

    Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, tudo bem?

      Este Nissan 370Z do GT Academy de 2010, se não estou engando, eu não tenho. Eu não fiz este evento e portanto eu não tenho.

      Não tenho certeza se esse carro pode ser enviado. Mas se for possível, vou tentar com os amigos pra ver se alguém envia pra mim e aí então eu envio pra ti.

      Grande abraço.

      Excluir
  32. Valeu,
    Outra coisa, eu tenho os bilhetes de 1988 e 1977. Como sei que vc tem uma coleção de bilhetes, posso te enviar se quiser.

    Abç

    Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, tudo bem?

      Esses dois bilhetes eu não tenho. Aceito e ficaria contente em recebê-los. Muito obrigado!

      Grande abraço.

      Excluir
  33. Oi Daniel passei olhando o seu blog e acho que um comentário seu cortou a minha duvida aquela de suspender a corrida de resistencia pra suspender precisa ir no pitstop por exemplo fui na oitava volta 24h le mans vou sai do pitstop ai pra suspender é só ir de novo ou não é isso tem um botão especifico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, tudo bem?

      Pra sair de novo tens de entrar novamente no Box, ou Pit Stop, como queiras, porque é a mesma coisa.

      Nas corridas de resistência, toda vez que entrares no Box aparecerá o botão [Suspender]. Então se na entrada do Box desejas interromper a corrida clica neste botão.

      Não terás este botão [Suspender] durante a corrida, não há esta opção, ela aparece somente quando entras no Box.

      Se vais fazer um Pit Stop pra troca de pneus e abastecimento não precisas usar o botão suspender, apenas escolha os pneus e a quantidade de combustível e clica em OK.

      Podes entrar várias vezes no Box pra interromper a corrida, mas pra interromper, somente entrando no Box.

      Grande abraço.

      Excluir
  34. Eu comecei 4h de Tsukuba mas parei, pois não encontrei essa opção de suspender, entrei no box duas vezes, e nada apareceu, nem mesmo troca de pneus e abestecimento, o meu jogo está atualizado, o que será que está acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hiderban, tudo bem?

      O modo como suspendemos a corrida é entrando no box e escolhendo a opção [Suspender].

      Em seguida que entras no Box aparece esta opção. Verifica se a versão do teu GT5 é a 2.11.

      A única explicação lógica que vejo pra não teres esta opção é o teu GT5 não estar atualizado. Mas dizes que ele está!

      Então não sei ao certo o que pode estar acontecendo por aí.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Então, há um tempo atrás isso funcionava no b-spec, mas não sei se existe a possibilidade de ter desatualizado, como vejo a atualização presente, e atualizo?

      Excluir
    3. Acabei de olhar, a minha versão é a 2.11.64706702

      Excluir
    4. Oi Hiderban, então a tua versão do GT5 é a última, está atualizado mesmo.

      Hoje à tarde vou entrar nesta corrida e ver o que acontece e depois eu te digo alguma coisa.

      Grande abraço.

      Excluir
  35. Ola Daniel,tudo bem?
    Houve uma coisa que eu nao vi e tenho duvidas:
    Podemos suspender a corrida no B-spec ou é so no A-spec ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Pra interromper a corrida tens de orientar o teu piloto pra entar no Box, fazer o PIT, e quando ele entrar no Box então escolhes a opção [Suspender] e a partir daí o GT5 salva os dados e te dá a opção de desligar o PS3 ou até mesmo volta pra corrida.

      Se desejas desligar, faz isso e depois quando ligares novamente o PS3 então voltarás para o ponto onde suspendestes.

      Mas se o teu GT5 não está atualizado, não vais mesmo encontrar esta opção. Então se não estás vendo a opção [Suspender] é porque o teu GT5 ainda é versão 1.0 alguma coisa.

      O GT5 já está na versão 2.11. Se não tens o teu PS3 conectado à internet não terás como atualizar o GT5 e portanto não terás como suspender a corrida.

      Se ainda tiveres alguma dúvida, é só falar.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Tudo bem Daniel?Queria saber se qualquer atualizacao acima de 2.0 é suficiente para suspender uma corrida?
      Pq fazer uma corrida de 9 ou 24 horas sem parar tem que ter paciencia e muito braco alem de ter um carrao.

      Excluir
    3. Oi Anônimo, tudo bem?

      O ideal é fazer todas as atualizações pra garantir que o teu GT5 esteja funcionando perfeitamente e com todos os recursos disponíveis.

      Então sugiro que faças todas e não somente até a 2.0 ou algumas depois dela.

      A atualização que permite suspender veio uma antes da 2.0. Mas se colocares o teu GT5 pra atualizar ele faz fazer todas e não somente algumas.

      Pelo que falar, creio que ainda não fizestes a atualização do GT5.

      Grande abraço.

      Excluir
  36. Fala ae Daniel blz?

    Cara, seu blog é muito foda, vim parar aqui quando fui procurar saber sobre os troféus ocultos, e também tava quebrando a cabeça pra ver uma forma de fazer os eventos de resistência (endurance).
    Ja testei colocando na Indy 500 indo pro box e aparece mesmo a opção de ''suspender'', então ja fiquei mais animado de fazer essas corridas.

    Minha dúvida é:
    Só é possível suspender nos endurances ou pode fazer isso em qualquer corrida quando pro box?

    Pergunto isso pois na parte A-Spec falta a Formula GT e os Endurances, e o Formual GT cada corrida tem 20 voltas, então é possível ''pausar'' até no Fórmula GT ou só funciona nos endurances (resistência)?

    Valeu, e mais uma vez parabéns por esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adrian, tudo bem?

      Sejas bem-vindo ao Blog e obrigado por participar dele!

      Quando eu fiz essas corridas, tanto as de resistência quanto os campeonatos, principalmente o Fórmula GT que é o mais demorado deles, fiz sem o recurso do suspender. Na época não havia essa possibilidade, então meu PS3 fica ligado no pause até eu voltar a jogar. Como eu tenho no-break, eu não tinha muita preocupação com a falta de energia. Então fiz no braço mesmo todas essas corridas de longa duração.

      Mas depois veio então o bendito Suspender e aí tudo ficou uma maravilha. No entanto. Em seguida que surgiu este recurso eu fui testá-lo. Nas provas de resistência funcionava perfeitamente. Mas nos campeonatos não.

      Quando eu entrava em um campeonato de 5 corridas, eu fazia a primeira prova, fazia a segunda e depois eu interrompia, usava o recurso do suspender. Desligava o PS3 e depois voltava. Quando voltava, volta certo na próxima corrida. Mas quando eu interrompia a corrida no meio dela, ou seja, eu não tinha terminado de dar as voltas da pista e suspendia, quando ele voltava, ele voltava na próxima corrida e não do ponto onde eu tinha parado. Então tinha um erro no recurso. Até publiquei minha experiência na época, mas creio que já excluí o post por ser antigo.

      Então eu não sei como está agora porque não fiz mais campeonatos sem interromper. Não fiz mais o do Fórmula GT que é o mais complicado deles por ser mais extenso.

      Nas corridas de resistência funciona perfeitamente. Nessas podes usar o comando tranquilamente.

      Nas corridas de campeonato, terás de fazer um teste e ver como está funcionando o recurso.

      E pra fazer o teste, tem de entrar num campeonato que tenha a possibilidade de fazer a troca de pneus. Não tem este recurso nos campeonatos em que não há troca de pneus. E acho que somente no Fórmula GT é que há a possibilidade de fazer a troca. Então terás de testar mesmo. Inicia o campeonato e na metade do caminho entra no box e faz o Suspender e desliga o PS3. Se quando ligares voltar para o ponto onde parastes, é porque o recurso foi ajustado e está funcionando perfeitamente. Se voltares na próxima corrida é porque continua com o mesmo problema e então terás de fazer o campeonato na sequência e sem interrupções, deixando apenas ele parado mesmo no pause, que é quando pressionas o botão Star e não fazes mais nada, deixa ele para mesmo e depois tu apenas cancelas o Star e volta a correr.

      Não tenho como fazer isso agora, mas mais tarde e eu vejo como está este recurso e te dou uma resposta mais certa.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Ae Daniel, testei esse negócio de suspender no Formula GT, não precisei entrar nos boxes, só depois que a corrida acaba eu suspendi, e funciona mesmo, vlw. Abraço!

      Excluir
  37. Estava eu correndo as 24 horas de Le Mans e depois de 13
    horas de corrida eu suspendi a corrida e desliguei o ps3, quando mais tarde fui entrar novamente ele foi direto pra minha tela normal de jogo na escolha de moto gt ou arcade. Será que perdi as 13 horas jogadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano, tudo bem?

      E está certo, agora tens de entrar no Modo GT pra continuar a corrida. É meio estranho o retorno, mas é isso mesmo.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Entrei no modo GT e ele foi pra minha casa, ai tentei entrar na corrida de novo e ele começou do zero. Tem como eu tentar recuperar dá ultima vez que suspendi? Ou será que deu algum erro e eu perdi todo progresso da corrida? Existe algum tipo de ponto de restauração ou backup?

      Excluir
    3. Oi Adriano, então creio que não concluístes o processo de suspender.

      Quando entras no box, clicas no botão Suspender ele pergunta se queres continuar, salva os dados e depois te dá a mensagem que podes desligar ou voltar para a corrida. E neste ponto tu podes desligar ou até mesmo voltar para a corrida.

      Se fizestes esses passo tem que dar certo, porque é como funciona. Se não deu certo aí, provavelmente ficou faltando algum passo.

      Se quando entrastes no GT5 no Modo GT não voltastes pra corrida, então não tem como voltar mais. Não tem como no PC um ponto de restauração do Sistema para o PS3.

      Se não estás voltando para a corrida de onde parastes, creio que tenhas perdido o tempo de jogo mesmo e não tem o que fazer.

      Grande abraço.

      Excluir
    4. Muito obrigado Daniel!
      Não teve jeito, tive que começar do ZERO novamente!!!!!
      Abraço.

      Excluir
  38. Bom dia.

    Estou jogando 24 horas Le mans corri por 16 horas durante 3 dias e suspendi a corrida varias vezes, estou jogando conectado a internet 2 MB de velocidade, mas a gora pela ultima vez que liguei meu PS3 nao apareçeu a opçao RETORNAR A CORRIDA AONDE FICASTE? como faço para retornar ? algueim pode me ajudar,pois corri por 9 horas na chuva e a noite, nao queria começar novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      És o segundo que relata que após suspender e retornar à corrida ela não retornou no ponto onde parou.

      Não sei o que está acontecendo. Sugiro que entres no site da Playstation e do GT5 e relate o caso pra ver se recebes alguma resposta.

      Até então, pra mim, estava tudo certo e funcionando correto.

      Faz tempo que não faço uma corrida de resistência, então se achar um tempo vou realizar uma pra ver o que pode estar acontecendo.

      Sinto-me muito por não ter uma solução pra ti.

      Grande abraço.

      Excluir