quarta-feira, 4 de maio de 2011

24h Le Mans

Hoje, 30/04, terminei a prova 24h de Le Mans (Circuit La Sarthe 2009).
Pensei que seria mais complicado, mais chato, mais demorado, mas nem tanto assim.
Ao final a grata surpresa de receber um Audi R8, principal adversário nas provas. Ainda não corri com ele, mas o farei nas 24h de Nürburgring e isso é um outro post.
Se você ainda não fez a prova de 24h de Le Mans, faça, não vais te arrepender. É muito bom correr em Le Mans, uma pista muito agradável, de grandes retas e alta velocidade e com muitos pontos legais de fazer ultrapassagem.
Não sei se foi sorte ou azar, mas corri o tempo todo com chuva. Apenas uma hora e meia de tempo bom. O resto foi de chuva mesmo.
Iniciei num horário de meio da tarde para o final da tarde com chuva, portanto, antes de iniciar tive de modificar as preferências de corrida para pneu de chuva. Após 3 horas de corrida começou anoitecer, mas ainda chovendo. Duas horas depois, 5h de prova, e era noite mesmo, escuridão total e a chuva continuando.
Doze horas e 40 minutos de prova e começa a dar sinais de amanhecer. Com 13 horas de prova o dia já era claro e o tempo melhora. Pára de chover e faço mais um pit stop pra abastecer e colocar pneu duro.
A cada 10 voltas eu fazia uma parada pra troca de pneus e abastecimento. Como andava na maior parte com o pé no fundo, não dava pra dar 11 voltas. Se tentasse, ficava pelo caminho sem combustível. No entanto, quando não andava com o pé no fundo, quando ia controlando a aceleração, conseguia dar 11 voltas, mas não passava disso.
As 13 horas e 50 minutos começa a chover novamente, mas apenas em alguns pontos do circuito. Chega a hora de colocar pneu intermediário. Mas isso dura pouco. Às 14h e 30min nova parada e agora pneu de chuva. E assim foi até o final da corrida.
Com pneu de chuva, minha melhor volta foi 3:27.120.
Com pneu intermediário foi 3:23.265.
Com pneu duro foi 3:18.450.
Com pneu médio foi 3:13.072.
Meu nível atual neste perfil é 37. Ainda não tenho os 40 necessários para as 24h de Nürburgring. Ainda terei de correr mais um pouco fazendo novamente outras provas para chegar aos 40. Quando chegar lá farei as 24h de Nürburgring e contarei como foi.


Carro utilizado: Um Toyota Minolta 88C-V Race Car '89
Carro bônus: Audi R8 Race Car (Audio Playstation Team Oreca) '05


Créditos: 794.000
Experiência: 6.890.550


Tempo correndo: Iniciei na quarta, dia 27/04, às 23h. Terminei dia 03/05, às 23h 55min.

31 comentários:

  1. Daniel perguntas basicas de prezinho.
    Farois sao como limpador de parabrisa automatico ou precisa liga-los pois eu devo ter desabilitado esta função quando coloquei o menu nas configurações do controle, nunca corri a noite nunca precisei de farol.

    Eu nao uso o redbull precisaria praticar com ele antes de correr so usei ele nas provas b-spec, entao nao seria minha opçao primeira, o formula gran turismo fiz as primeiras provas de resisitencia com ele talvez de para tentar, mais vamos la voce fez com o minolta mais com que carro voce aconselharia correr esta prova?

    Voce disse que o Audi R8 são adversarios na prova entao correndo com ele nao teria vantagem certo? lembre que me falta habilidade, para ser ruim preciso melhorar, apesar de estar com nivel 39 por exemplo nem completei as licenças de bronze.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, tudo bem?

      Os faróis ligam automaticamente e na luz alta. Tem o R1 que faz alternar entra alta e baixa. O meu não funciona mais porque designei outra função pra ele.

      Para ligar e desligar o limpador é o R3, o digital da direita.

      Mas isso nunca me incomodou porque sempre deixei o farol como está, na alta. E quando chove não corro com o visual do Cockpit mesmo, então não tem efeito pra mim.

      Geralmente corro com o visual do Capô. Algumas vezes eu uso o visual do Cockpit para os carros Premium. Na maioria é capô mesmo.

      Hoje eu usaria o R8 Race Car '01, o mesmo com a configuração postada aqui com a afinação C.

      Mesmo que não tenhas tanta habilidade assim, terias alguma vantagem com este carro.

      Não usaria o X2010, muito rápido. O Fórmula GT não usaria mesmo, por uma razão simples, ele não tem farol. Não verás coisa alguma quando anoitecer.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Daniel eu ja havia falado que as perguntas eram de prezeinho eu uso visão traseira o que me importa o limpador de parabrisas rsrsrsrs.
      Mais acredito que esta prova sera muito melhor, a pista e melhor mais longa retas potnos interessantes de repente curvas fechadissimas, mais tudo isto se eu conseguir abrir uma vantagem e correr sem pressão, correr tranquilo ai sera bem melhor que as anteriores.
      Outra coisa interessante é que com o premio acho que ja devo atingir o nivel 40 que ja me credenciaria para fazer as 24h de Nurburgring que hoje ja vejo com outros olhos apesar das dificuldades que encontrei na prova de 4h hoje a pista ta mais na cabeça então acho que sera melhor.

      Um grande abraço bom fim de semana

      Excluir
    3. Alex, é outra corrida mesmo. A pista é sensacional! As duas longas retas são ótimas pra ultrapassagens.

      Tens de controlar a aceleração para fazer as Chicanes. Cuidado pra não rodar! Controla a aceleração, no máximo 50%. Quando saíres das chicanes então acelera 100%.

      Eu não sei qual o teu nível, mas se ele for menor que 39 não chegas ao Nível 40. São mais de 7.000.000 de pontuação pra chegar ao nível 40. E olha só, o nível 39 é um pouco menos que isso, além de toda a pontuação do 39 terás de fazer ainda no 40.

      Mas chegas lá! Depois que chegares ao 40 vai perder a graça porque mais nada acontece.

      Mas que isso não signifique uma desestímulo pra ti. Pelo contrário, corre as 24h porque é muito legal mesmo.

      Grande abraço.

      Excluir
    4. Daniel boa tarde estou no nivel 39 se nao errei nas contas devo chegar ao 40 sim com as 24 horas Le Mans pelas voltas que dei sera muito mais prazeroso que as anteriores, respondendo ao seu comentario de la eu testei o Sauber e me dei melhor com o Audi R8, claro o R8 tem uma afinação melhor ainda não acertei a afinação do Sauber, mais hoje a noite começo de um jeito ou outro começo.
      Meu premio nesta corrida sera enorme ja que ganahrei um carro igual ao que tenho utilizado e muito um carro que passou a ser o favorito, outra coisa ganahrei otimos carros pois todos os dias enviarei bilhetes para a conta e so poderei abri-los ai final da prova entao nao ganharei um carro apenas ganharei muitos bons carros e chegarei ao nivel 40 não posso ter errado na conta.

      Abraços obrigado pela ajuda sempre

      Excluir
    5. Daniel por enquanto 4:30h de prova, e esta bem tranquilo esta pista realamente e muito boa para correr.

      Abraços e boa semana.

      Excluir
    6. Oi Alex, já é um bom tempo de prova. Já deu pra saberes como será o resto. Já deves estar pilotando à noite. Se não está, em breve começa.

      Boa sorte por aí!

      Grande abraço.

      Excluir
    7. Daniel ainda estava com claridade, porem as 4:37 h o farol acendeu e durante um tempo foi assim escurencendo escurecendo ate que virou noite mesmo porem como disse antes tive pouco tempo de chuva o restante ate agora so pista seca 0%, e muito mais tranquilo que as outras provas até o momento, e estou feliz por poder usar o red bull para alguma coisa, afinal ate agora no A-Spec ele só servia para enfeitar a garagem no B-Spec muito usado mais no A so enfeite, ele pareceia as Ferraris 2007 e 2010 que só enfeitam a garagem.

      A planilha de afinação só vou testar bem depois, pois vai demorar para acabar esta prova.

      Abraços

      Excluir
    8. Oi Alex, estás tendo muito mais sorte que eu! Tive pouco tempo de tempo bom, a maior parte foi com chuva mesmo!

      Tens uma vantagem em correr com o RedBull! Depois que terminares, e por estares com a manha do X2010, faz o desafio do Vettel, que é com o X2010. Pega o embalo e faz os desafios.

      Eu ainda não fiz e não sei quando irei fazer. Mas no teu caso, eu faria em seguida das 24hs, não perderia o embalo.

      Grande abraço e boa corrida.

      Excluir
    9. Daniel boa ideia os desafios não fiz quase nada e preciso tambem terminar a licença S, mais não tinha pensado em fazer o desafio do Vettel uma otima ideia.

      Abraços

      Excluir
    10. Daniel bom dia, na noite de sabado para domingo fechei as 24 horas Le Mans, relamente atingi o nivel 40 agora cada vez mais perto de fechar o jogo.

      Abraços e valeu pelas dicas.

      Excluir
    11. Muito legal Alex!

      Agora, não fique aborrecido com o que vai acontecer agora, porque nada mais acontece com a tua pontuação. E isso é meio frustrante.

      Mas parabéns e bem-vindo ao grupo dos 40!

      Grande abraço.

      Excluir
    12. Daniel bom dia obrigado.

      Eu ainda tenho muito caminho pela frente.

      Este jogo tem muitas possibilidades e sempre terá os sazonais e tambem os online que espero em breve ser presença frequente em suas salas.

      Abraços

      Excluir
  2. (Circuit La Sarthe 2009)Meu record: 2:14:782

    ResponderExcluir
  3. Olá Cesar, tudo bem?

    Mas com qual carro? Quantos CVs, PPs e Kg?

    Os tempos assinalados nas voltas que fiz foram com o carro original, sem adicional de CV ou PP, apenas com as trocas dos pneus e sem afinação, original mesmo.

    Hoje eu não faria esta mesma prova com o Minolta e sim com o R8 Race Car '01.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, estou a fazer neste momento o (Circuit La Sarthe 2009) com o Peugeot 908 HDI , vou em 16horas, voltas 286 e estou a dar 24 voltas de avanço ao 2 classificado o meu melhor tempo neste momento é 2:55.385, em piso seco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago, tudo bem?

      Não comentastes a configuração do carro, quantos CVs, PPs, Kilos, pneus, enfim, isso nos dá uma ideia de como foi a tua volta.

      Quando fiz essas 24hs não usei pneus macios e o carro era original, sem adicional de afinação de motor ou Turbo.

      O Cesar França comentou o tempo dele mas não nos contou qual carro usou e nem como estava configurado, o que foi uma pena.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Meu melhor tempo em Sarthe, em volta limpa claro, foi 3:18,204 com Nissan R89C Pneu Corrida Médio, Regulado para 400km/h (ele dava 383km/h nas retas antes das chicanes com 1085cv's Turbo Nivel 3 e troca de óleo antes de correr. Carro muito semelhante ao minolta mas foi 2,6s mais rápido em Sarthe.
      Até mais Grande abraço.

      Excluir
  5. Olá Daniel!!
    Queria compartilhar com vocês. Estou terminando as 24h de Le Mans e me surpreendi, consegui ir direto nas primeiras 10h, parei não por cansaço, mas por dor no dedo polegar, rs

    Não quis arriscar então usei o x2010, mas acabou perdendo um pouco a graça porque já estou 40 voltas na frente faltando 5 horas para acabar.

    Me surpreendeu a volta de 2m14s do amigo, fiz uma volta sem toques, quase sem frear e ainda assim bati em 2m31, tava me achando até ler isso, rs!!

    Achei muito legal as mudanças de tempo, o Nascer do sol é bem legal, não é aquela coisa repentina, é bem gradual.

    Por curiosidade, só dá para dar 3 voltas antes de entrar no box de novo, o pneu continua zero, mas a gasosa acaba rapidinho.

    Alguém já tentou dar várias voltas sem gasolina para ver se acontece uma pane seca?

    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabião, tudo bem?

      Nosso amigo só não disse com que carro ele fez este tempo, o que é uma pena!

      Tenho um amigo, o Alex, ele fez com o X2010 também. Ele baixou um pouco os CVs, mas disse a ele que "usou um canhão pra matar uma formiga", mas ele também não quis arriscar.

      Chega uma hora que tu não tem mais paciência pra correr. Eu acabei brincando um pouco durante a corrida pra passar o tempo, trancava a fila, colocava os carros pra fora, andava na contramão, batia de frente pra ver o que o jogo iria fazer, como iria se comportar, enfim, fiz o tempo passar e ainda cheguei em primeiro. Eu usei o Minolta pra correr em Le Mans, mas hoje eu já iria correr com o R8.

      É bem bacana sim a mudança de tempo durante o jogo e a noite é bem escura também, então é diversão garantida.

      Ainda não sabes o que acontece quando falta gasolina no carro no meio da pista?! Não fique preocupado que o carro não vai parar, vai andar a oitentinha até chegares no box e abastecer novamente. O problema é quando ficas sem pneu, porque o carro se arrasta, patina, as vezes sem se mexer do lugar porque o pneu foi pro espaço. Sem gasolina pelo menos ele vai nos 80km/h e tu chegas no box, mas sem pneus demora mais e aí tens de andar na lenta mesmo pra tirar o carro do lugar.

      Já fiz isso também mas nas 500 Milhas de Indianápolis pra saber o que iria acontecer com o carro se faltasse gasolina no meio da corrida e depois testei os pneus em Daytona pra ver o que aconteceria se deixar zerar os pneus, foi complicado até de entrar no box porque o carro não parava, era quase incontrolável.

      Bem, é isso o que acontece quando falta gasolina ou o pneu zera total.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. KKKKK, fiz isso também, empurrei o da frente, fiquei procurando erro no cenário, vendo os detalhes da pista, admirando a roda gigante.

      Da gasolina na verdade eu já fiz, mas rodo a pista toda e entro no box. Minha curiosidade era ficar teimando, sei lá, umas 20 voltas pra ver se em algum momento ele diz que não dá mais.

      Excluir
    3. RSRS. Peguei o Audi R8, ja tinha lido o post do Daniel sobre a quantidade de voltas que dava para rodar antes de precisar abastecer.
      Eram 11 voltas. Ai tentei dar 12 Voltas fiquei sem combustível na metade da volta número 12. andando a 80km/h. Como tava chovendo 100% os pneus aguentaram e até aguentariam bem mais, ainda não estavam nem na metade.
      Mas isso deveria mudar. Andar a 80km/h quando o combustível acaba??? Tipow acabo. acabo e pronto, é guincho. rsrs

      É isso. Testando e aprendendo. Rsrsrs

      Excluir
  6. nao sei oq acontece se eh problema no meu play, estou tentando jogar as 24 horas no Bspec e roda umas 3 a 4 horas e ele desliga sozinho, mais alguem tem esse problema, e tava jogando as 24 horas no A SPEC e ocorre o mesmo problema, quando pauso o jogo pra descansar e jogar outra hora quando volto o play desligou sozinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EDFARMA, tudo bem?

      Acredito que o teu PS3 esteja com as configurações de economia de energia habilitados.

      Entra na opção [Configurações] do PS3 e ajusta as definições de economia de energia. Siga os passos abaixo.

      [Configurações] > [Configurações de economia de energia] > [Destativaçào automática do sistema] > [Jogo/Outros recursos] e escolhe [Desativado].

      Provavelmente esteja definido pra desligar após 4 horas.

      Se desejar desativar a primeira opção que é [Vídeo/TV/Música/Foto] faça o mesmo.

      Grande abraço.

      Excluir
  7. Oi Daniel
    Tudo bem?
    Ontem eu tava ainda fazendo uns testes pra definir o carro e a afinação para fazer as 24 horas de Le Mans, e resolvi dar mais uma chance ao R8, já que na primeira vez eu não tinha me adaptado muito a ele.
    Dessa vez testei ele com a afinação sugerida aqui e consegui um bom equilíbrio.
    Como tenho o pé muito pesado, consigo dar 8 voltas com o pneu médio, ou 9 (ou até mais) com o duro... mas 9 é o limite do combustível.
    Eu iria só fazer uns testes ontem, mas como o carro ficou bem acertado, acabei fazendo o teste a corrida...
    Já estou com 2:30 horas de corrida e 42 voltas e por enquanto tempo completamente seco... bem tranquilo.. a minha melhor volta foi em 3:22:150, com pneus macios... mas só usei os macios numa troca... porque eles duram 6 voltas só...
    Como não tenho tanta habilidade ainda, estou com cerca de dois minutos e meio de vantagem sobre o segundo colocado... mas a vantagem tá aumentando cerca de 6 a 7 segundos por volta...
    Hoje quero correr mais umas 3 ou 4 horas e começar a parte noturna...
    Conforme as coisas forem acontecendo, eu vou contando aqui.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, tudo bem?

      Mas 2:30 é pouco tempo ainda perto das 24h que ainda tens pela frente. Podes até dar sorte e nem chover, como alguém comentou que correu o tempo todo sem chuva.

      Mais algumas hora escurece e aí é que o bicho pega. Quando fiz, o contrastes da minha TV não estava ajustado, então a noite ficou mais escura ainda. Hoje a TV já está calibrada então a noite não chega a ser um problema, pelo contrário, é até divertido correr à noite.

      Boa sorte por ai e continue relatando a tua experiência.

      Grande abraço.

      Excluir
  8. Oi Daniel.
    Tudo bem?
    Não consegui correr tanto quanto gostaria no fim de semana, mas já estou com mais de 10 horas feitas e 178 voltas completadas. Tempo completamente seco em toda a corrida até agora (ainda bem). Estou com 4 voltas de vantagem para o 2º colocado. Usando pneus médios faço uma parada a cada 8 voltas. A corrida tá bem tranquila até agora.
    Considerando que durante a semana só consigo jogar umas 2 horas por dia, vou levar um tempinho ainda pra terminar.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, tudo bem?

      É assim mesmo, nem sempre corremos o tempo que desejamos. Mas o importante é fazer algumas horas por dia pra não perder o ritmo.

      Estás tendo sorte no tempo, seco. Eu já não tive tanta sorte!

      Como 4 voltas na frente do segundo dá pra correr tranquilamente e ainda tirar um cochilo!

      Grande abraço.

      Excluir
  9. Oi Daniel.
    Tudo bem?
    Como eu previa, não estou conseguindo correr muito durante a semana.
    Estou com aproximadamente 14 horas e 230 voltas completadas.
    Completei a volta 200 exatamente com 12 horas de corrida.
    O tempo continua seco.
    O que eu estranhei até agora foi que a noite foi muito curta.
    Escureceu com 5 horas de corrida e com 13 horas já estava claro de novo; ou seja a noite teve só 8 horas, enquanto que eu acho que deveria ter pelo menos umas dez (considerando que eles simulassem que a prova é no verão europeu).
    Estava com 6 voltas de vantagem para o segundo, mas vou perder a 6ª volta com a parada que fiz quando suspendi a corrida.
    Ainda assim a vantagem tá bem tranquila.
    Mas não vou diminuir o ritmo porque, como fiz 200 voltas nas primeiras 12 horas, quero completar as 24 horas com 400 voltas...
    então tenho que manter o ritmo.
    Pelo tempo que tenho tido pra correr, acho que levo mais uma semana ainda pra completar a corrida.
    Abs

    ResponderExcluir
  10. Oi Daniel, tudo bem?

    Levei mais tempo do que previa para terminar as 24 horas de Le Mans. A corrida não é difícil, mas é cansativa. Tanto que chegou uma hora em que tive que dar um tempo nela e fazer outras corridas em outra conta. Neste fim de semana foi que consegui voltar e terminá-la.
    Achei que iria correr as 24 horas inteiras sem chuva, mas com 16 horas começou uma chuvinha fraca e com 17 horas já era um temporal. E foi assim até 21:30 horas, quando a chuva parou e pude fazer a parte final com pista seca.
    No final, foram 389 voltas, com 12 voltas de vantagem para o segundo e 51 para o último.
    Com essa corrida fui para o nível 39. Agora é só fazer alguns sazonais para chegar ao nível 40 e encarar as 24 horas de Nurburgring.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, tudo bem?

      Uma já foi, agora tem a outra. Falta pouco!

      Grande abraço.

      Excluir