sexta-feira, 5 de julho de 2013

Acessar a PlayStation Store pelo computador

Olá a todos, tudo bem?

Compartilho com vocês hoje algo que ainda não tinha experimentado pelo computador, Acessar a PlayStation Store (PSS) pelo computador. Sempre fiz através do PS3. Quando inicio minha sessão no PS3 já abre automaticamente a seção de Novidades da PSS e costumo sempre dar uma olhada pra ver se tem algo que seja interessante.

Em função do GT Academy 2013, acabei procurando na PSS brasileira e americana e ainda não tinha encontrado a opção pra baixar a Demo, tinha encontrado somente na PSS europeia. Mas ontem, dia 04, procurando novamente pela Demo versão BR no computador me deparei com um link que me levou até a PSS e pra minha surpresa pude escolher a Demo do GT6 e colocar no carrinho de compras.

Não teve custo algum porque a Demo é gratuita, mas o processo foi todo como se eu estivesse comprando algum jogo pela PSS utilizando meu PS3. Até então, eu não sabia que era possível fazer isso, mas ontem eu me surpreendi e então compartilho com vocês minha experiência. O mais legal de tudo é que posso comprar pelo computador e quando ligar meu PS3 ele irá baixar automaticamente o item que comprei. Acompanhe minha experiência...

Se você desejar fazer o mesmo, o primeiro passo é entrar no site da PlayStation Store. Vou demonstrar utilizando a PSS Brasil.

Digite na barra de endereços do seu navegador o endereço abaixo ou copie e cole o mesmo...

https://store.sonyentertainmentnetwork.com/#!/pt-br/home/jogos

Abaixo, a  tela que abrirá...

Fig. 1 - Página inicial da PlayStation Store Brasil
Se fizeres uma rolagem na página, verá à esquerda da tela o Menu das Opções e dentre as opções encontrarás [Demonstrações]. Se escolher [Todas as Demonstrações] surgirá uma nova tela com as Demos disponíveis. Veja a próxima tela...

Fig. 2 - Página de Demos da PlayStation Store BR

Veja o ícone com o link para a Demo do GT Academy 2013 à direita da tela. Se clicar neste ícone aparecerá a próxima tela...

Fig. 3 - Tela do GT Academy 2013 na PlayStation Store Brasil

Repare que à esquerda da tela tem a opção [Teste a demonstração]. Se você clicar ali será direcionado para a tela de início de sessão na PlayStation Network (PSN) onde você deverá digitar a sua ID e senha da PSN, isso se você já não estiver conectado. Veja a tela a seguir...

Fig. 4 - Tela de início de sessão na PlayStation Network

Digite o seu endereço de e-mail e a sua senha para iniciar a sessão na PSN. Depois que digitares os teus dados, o processo de compra da Demo será iniciado. Veja a próxima tela...

Fig. 5 - Tela para efetuar a compra da Demo na PSS Brasil

Na tela acima, você visualiza os dados da compra. Repare que não há custo para baixar a Demo. Então apenas clique no botão [Comprar] que está à direita.

Fig. 6 - Tela de finalização da compra

Depois que a PSS finalizar o processo a compra está feita. Agora é só você ligar o PS3, iniciar a sessão na PSN com a mesma ID que você fez a compra e uma mensagem aparecerá informando que há itens para serem baixados. O download inicia automaticamente. Se desejar baixar o arquivo apenas deixe o PS3 seguir seu ritmo, senão pressione o botão [O] pra cancelar e baixe outra hora. Sugiro que deixe baixando, porque se cancelar, para baixar outra hora, terá de entrar na PSS no PS3, ir na opções [Meus downloads] e localizar o item pra depois então baixar a Demo.

Não esqueça que a Demo tem 1072MB, um pouco mais de 1GB de informação e dependendo da banda da sua internet o processo poderá demorar ou ser rápido. Baixei a minha Demo em Inglês da PSS europeia em 35 minutos, mas minha Demo em Português na PSS Brasil foi em 25 minutos e minha banda de internet é de 10 Megas. A demora vai depender do fluxo de downloads da PSS. Quanto mais usuários baixando a Demo, mais lento é o processo.

Agora você já sabe que pode fazer todo o processo de compras na PSS pelo PC, basta acessar a PlayStation Store pelo computador, que é muito mais prático e cômodo do que fazer isso pelo PS3.

Aproveite que está na PSS e veja a lista de Downloads que você tem. Esta opção está um pouco mais abaixo na tela da Fig. 6 logo acima.

Procure também por outros itens que são gratuitos, ou pagos, pra colocar na sua relação de downloads quando ligar o seu PS3. Não cheguei a fazer o mesmo processo em outras PSS, como a americana e a europeia, mas acredito que dê certo e o processo é o mesmo, o que muda é o endereço de internet inicial.

Um grande abraço a todos e boas compras.

12 comentários:

  1. Daniel Tudo Bem?

    Eu testei e acho muito melhor e mais fácil de achar os itens, O demo do GT6 eu baixei pela minha conta europeia (registrada em portugal) gostaria de saber se tem alguma diferença da demo da PNS BR?

    Um Abraço,
    Fabiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiano, tudo bem?

      Tem diferença sim, não no jogo em si, mas na língua do jogo e no formato do arquivo.

      Se tens a Demo europeia e instalares a Demo BR vais perder as informações do jogo, porque os arquivos são incompatíveis.

      Digo isso por experiência própria. Eu imaginava que isso iria acontecer quando instalasse a Demo BR no PS3. O que fiz foi excluir primeiro a Demo Europeia e depois instalar a Demo BR. Mas quando entrou na Demo os dados não foram reconhecidos, iniciou do zero.

      Então pra quem já iniciou o GT Academy com a Demo Europeia e não deseja perder os dados e refazer tudo novamente, sugiro que não instale a Demo BR.

      Estou refazendo todos os eventos novamente na Demo BR, mas está tendo uma vantagem nisso, estou melhorando meus tempos.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Olá Daniel e Fabiano, tudo bem com vocês?

      Eu passei por uma experiência um pouco diferente em relação às instalações da Demo, pois não perdi as informações do jogo igual ao Daniel quando instalei o Demo BR. Acredito que isso tenha acontecido porque eu não desinstalei a versão Européia como fez o Daniel, ou seja, estou com as duas versões instaladas no meu PS3. Logo, parece que as Demos não são incompatíveis, pois meus dados de minhas duas contas (uma brasileira e outra portuguesa) foram lidos perfeitamente pelas duas Demos. Eu acredito que quando o Daniel excluiu a Demo Européia dele para instalar a Demo BR, os seus dados salvos na Demo européia foram apagados também.

      Em relação ao post, só tenho que parabenizar. Ficou muito legal e bem explicado. Eu já usava a PSS pelo computador, pois fica muito mais fácil pesquisar as novidades do PS3.

      Um abraço.

      Excluir
    3. Oi Raphael, tudo bem?

      Eu apaguei a Demo europeia antes sim, mas os dados não, esses eu deixei pra ver se a Demo Br lia, como não leu, partiu do zero na Demo BR como se eu nem tivesse iniciado, então apaguei os dados depois.

      Vou fazer um novo teste depois em outro PS3, vou instalar a Europeia e vou fazer os desafios, um pelo menos, e depois vou instalar a BR e ver se dá alguma coisa diferente, mas dessas vez não vou apagar nada, apenas instalar e ver no que vai dar.

      Mas meus tempos continuam marcados no servidor, continuo vendo meus tempos com a Demo Europeia, só não tenho mais no meu PS3.

      Se bem que agora isso pouco importa, porque já fiz tudo de novo nas 3 contas que já tinha iniciado. Foi até bom fazer de novo, alguns tempos até melhorei. Enfim... Se tiver algo novo eu comento por aqui.

      Grande abraço.

      Excluir
    4. Daniel e Raphael, tudo bem?

      Fiz igual o Raphael e realmente continuei com os salves e tempo em ambas as demos.

      Um Abraço.

      Excluir
  2. Cara teu blog é show!!!

    Ainda não achei nada parecido pela net. Sempre fui fã de GT, mas só mês passado (junho) conseguir comprar o meu PS3 só por causa do GT5 e o GT6 que vai vir por aí. São tantas informações que não deu tempo para ler tudo. Comecei a jogar o GT5 a pouco mais de um mês e o jogo é simplesmente ESPETACULAR. Não jogo todo dia, consigo jogar mais nos finais de semana.E eu que pensava que sabia alguma coisa de GT. Você simplesmente é mestre nesse jogo. Parabéns pelo blog e pelo conteúdo do mesmo. Simplesmente singular e ímpar. SHOW!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elieser,tudo bem?

      Sejas bem-vindo ao Blog e muito obrigado por participar dele e pelas palavras de incentivo!

      Fico contente que tenhas gostado do Blog. Já que comentastes que iniciastes agora, permita-me te dar uma sugestão, leia esses posts ou seções antes de ir avançando no jogo.

      1. Iniciando o GT5
      2. Criando IDs no PS3 e PSN
      3. Chaparral 2J Race Car '70
      4. Ganhe um carro por dia
      5. Aumentando seus créditos e experiência

      Tem outras coisas bem legais no Blog e muita leitura pra fazer, mas sugiro que comeces por essas 5 publicações do Blog.

      Tenho publicações de vários eventos sazonais, procure pelo nome do sazonal que será mostrado pra ti o link. Leia e veja minhas dicas e sugestões de carros.

      Os eventos sazonais são a melhor forma de avançar no jogo.

      Grande abraço e boa leitura.

      Excluir
    2. Olá Daniel,

      Valeu pelas as suas dicas. Elas são essenciais para quem deseja começar o jogo sem erros. Agora tenho uma dúvida. Criar uma nova ID no PS3 e na PSN significa começar o jogo do zero. Tem como eu modificar minha ID e continuar o save do jogo sem ter que começar de novo. Me tira essa dúvida aí fera. Valeu!!!

      Excluir
    3. Oi Elieser, tudo bem?

      Esse era o desejo de muita gente, mudar a ID mas continuar com os dados do jogo da ID anterior. Mas não é possível fazer isso.

      Criando uma nova ID significa começar do zero e não tem como aproveitar o avanço de outra ID, a PSN não permite isso.

      Mas uma segunda ID tem as suas vantagens e são muitas. É válido ter mais de uma ID. Eu aconselho.

      E atenção ao criar uma nova ID, porque depois de criada e confirmada não tem como mudar, nem excluir da PSN.

      Grande abraço.

      Excluir
    4. Valeu pela atenção. Obrigado por tirar essa dúvida. Agora vamos pra pista. Abraço.

      Excluir
  3. Olá Daniel,
    O Elieser disse tudo que eu queria dizer sobre o blog. SHOW!
    Eu tenho uma pergunta: com a iminente chegada do GT6, vale a pena a gente investir nosso tempo em tentar evoluir no GT5?
    Pergunto isso porque estou começando (nível 29), e sei que a migração para o GT6 em algum momento será inevitável.
    Ah... eu fiz uma solicitação de amizade para você ok? Aliás, 3 solicitações, uma pista cada ID sua.
    Forte abraço e parabéns pelo fantástico espaço que você criou e mantém de forma impecável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo, tudo bem?

      Mas é claro que vale! Vale muito! Toda a diversão tem o seu valor e jogar GT5 é diversão na certa. Não estarás perdendo o teu tempo, pelo contrário.

      Faz do tempo que dedicares ao GT5 como um treino para o GT6. O modo de correr será o mesmo, talvez até mais fácil. Então toda a habilidade que conquistares no GT5 certamente utilizarás no GT6.

      Então não é perda de tempo não Leonardo. Jogue, e jogue bastante GT5 porque vale a pena.

      Já jogo GT5 desde o lançamento dele em dezembro de 2010 e ainda não me cansei dele. Não jogo mais como antes, mas o prazer de jogar GT5 é sempre o mesmo, principalmente quando acertamos a mão.

      Assim que ligar meu PS3 eu aceito o teu pedido.

      Grande abraço.

      Excluir