quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Erros no PS3 ou GT5

Olá a todos, tudo bem?

O Ricardo Alexandre postou esta mensagem na seção "Tutoriais GT5" e está pedindo ajuda para resolver o problema que está acontecendo. Como a seção onde foi postado o pedido de ajuda não é a mais adequada para o assunto e acredito que esteja acontecendo isso com mais amigos, então resolvi abrir um novo Post para abordar o assunto.

Vejam o pedido...

"
E ai Daniel boa noite estou tendo alguns problemas depois da ultima atualização,esta me ocorrendo direto 2 tipos de erros(id=1:531),"80710102",já procurei na net para ver o q poderia ser mas existe varias explicações q não me ajudaram em nada.
O erro de id só ocorre quando entro no jogo,consigo iniciar a sessão normalmente mas quando vai entrar no jogo ou mesmo no meio do jogo ocorre esse erro.
O erro 80710102 esse já não consigo nem iniciar a sessão,ja configurei o meu roteador,até ja retirei meu roteador ligando o game direto no modem as vezes funciona as vezes não,vc sabe se mais alguem esta tendo esses problemas.
Se vc ou alguem q acessa o seu blog souber alguma coisa a respeito me passe o q fazer pois ja tentei de tudo sem sucesso.
Obrigado!!!
"

Eu desconheço o significado dos números dos erros. Já aconteceu de dar erro comigo mas nunca anotei o número porque conheço a causa dele. No caso do Ricardo eu não conheço a causa, então vou colocar algumas situações e a partir daí poderá ser feita alguma interpretação para se tentar resolver o problema.

Acredito que quando aparece o erro "ID=1:5531" ou algo parecido com isso seja problema de comunicação com o servidor da Sony. Digo isso pelo seguinte. Quando o sinal da internet é muito fraco dá esse erro. Como assim fraco? Quando o PS3 está conectado na internet por rede sem fio. Então, por o sinal ser fraco, a informação se perde no meio do caminho e acaba não chegando ao servidor. E pode acontecer o contrário, o servidor demora para responder e a informação também se perde.

Como deve ter muita gente baixando a atualização, criando salas on-line, fazendo os sazonais, acessando a concessionária on-line, enviando itens de jogo, enviando mensagem, etc, etc, etc, acredito que o servidor não esteja comportando a demanda atual. Isso faz com que ele seja lento na resposta e daí a perda da informação.

Quando estava fazendo a atualização em um dos PS3 deu erro  ao acesso ao servidor pelo menos umas 5 vezes. Custei a atualizar um dos PS3. O primeiro foi tranquilo. O segundo foi um erro atrás do outro e o terceiro foi mais lento mas fez a atualização sem erro, Mas no segundo foi um erro atrás do outro e muita mais lento.

Credito isso ao maior número de usuários fazendo a atualização ao mesmo tempo.

Então Ricardo, como sugestão, refaça a conexão de rede no teu PS3. Entra em Definições, Configurações de Rede e faça uma nova conexão de rede. E se for sem fio, veja depois o status da tua rede, é a primeira opção das configurações de rede. Se estiver abaixo de 60% o sinal do roteador, então certamente estará aí o teu problema.

Outro fator Ricardo é a velocidade atual da tua internet. Quando a banda de "upload" é muito baixa, também dá problema de comunicação com o servidor. Então pra saberes como anda a tua velocidade, faz o teste de velocidade no aplicativo disponível aqui no Blog, logo à direita aqui da tela.

Creio que isso seja passageiro Ricardo, porque comigo sempre foi. Dá problema mas depois volta ao normal. Tens de levar em consideração o seguinte. Se antes da atualização funcionava e conseguistes fazer a atualização e ainda estás conseguindo iniciar a sessão, então é passageiro mesmo e creio que não deves te preocupar muito.

Veja aí na tua instalação como está o status da tua rede e faz a medição dos valores de banda de download e upload e conte pra nós.

Se alguém souber de outras informações pertinentes, peço-te que faça a sua contribuição aqui no Blog através dos comentários.

22 comentários:

  1. Ricardo, não sei se vou ajudar. Eu tive o problema 80710102 durante compras na PSN. A Sony me informou que eu estava digitando os dados do meu cartão errado (provavelmente o endereço de cobrança). O estranho é que sempre fiz compras na PSN e somente depois da atualização o erro começou. Descobri que é um erro recorrente no mundo, em algumas contas de usuário. A própria Sony não sabe o porque.
    Depois de ver que a Sony não consegui resolver meu problema, fiz o seguinte: criei outra conta de usuário, coloquei os dados do cartão e voilá. Consegui comprar.
    Ou seja. A PSN está com problema. Algumas contas estão bugadas.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Daniel cheguei do trabalho e fui direto ao blog para ver se tinha alguma resposta,li o seu comentario e do amigo Jean na seguencia fiz o teste de velocidade deu (download 10.23MBPS,upload 1.82 MBPS)não entendo muito esses valores então não sei se é bom ou ruim.
    Não liguei o video game ainda hoje então não sei como esta ja tive alguns problemas mas não como esta ocorrendo dessa vez.
    O meu video game é ligado direto no roteador pois quando estava sem fio caia muito a conexão não sei se era algum problema com o wireless do roteador ou do video game,então resolvi deixar ligado direto.
    Vou ligar o video game e ver como esta hoje mais tarde entro novamente no blog para comentar se houve alguma mudança.Mas agradeço mais uma vez a sua atenção,e ao Jean pelo comentario.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Pelos valores apresentados com certeza absoluta não tens problema de velocidade. Está tudo normal por ai com a tua internet. Quanto a isso fique tranquilo.

      Já quanto ao problema, creio que o Jean pôde trazer uma contribuição para o entendimento do erro.

      Pouco posso te ajudar neste sentido porque nunca fiz compras pela PSS e os erros que acontecem aqui comigo é com relação a internet mesmo e não com relação às contas como sugere o Jean.

      Vamos acompanhar a evolução dos fatos e ver o que é possível fazer para encontrar uma solução.

      Grande abraço.

      Excluir
  3. Entrei nas duas contas agora a tarde e não ocorreu nenhum problema espero q continue assim pois estava dificil ficar sem jogar!

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, ja tive alguns problemas com a net e com alguns destes erros, não sei se vai adinatar, então confere a tua linha telefonica por que pode haver chiado, um filtro ruim
    e isso pode atrapalhar a conexão.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Também estou tendo os mesmos erros, no meu caso só esta acontecendo nas atualizações, não consigo baixar as atualizações de jogos como a nova do gt5 e do nfs-the run, assim não consigo jogar nada em que precise da psn. O ps3 inicia o download das atualizações e após algum tempo gera o erro e cancela o download. Também aguardando solução da PSN.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Daniel e aos amigos q acessam ao blog hoje é o terceiro dia q não consigo jogar on line não sei se só esta acontecendo comigo ou com mais alguem.
    ja fiz teste de velocidade de internet e os valores são os mesmos q postei alguns dias atras,teste de conexão do video game todos os campos dão exito,mas na hora de entrar no jogo aparece a mensagem .Não foi possivel estabelecer ligação com o servidor.(ID=1:531).
    Sei q ja postei esse problema alguns dias atras mas isso ja esta me deixando meio louco,pois não sei se é algum problema das ligações do meu video game ou se é problema da PSN.
    Daniel peço licensa para vc para poder usar o seu blog para saber se tem mais amigos com o mesmo problema e tentar achar uma solução.
    obrigado.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ricardo, tudo bem?

    Faça sempre uso deste espaço para dividir conosco os teus problemas com o GT5 ou o PS3, ou até mesmo outro jogo. O Blog serve pra isso mesmo.

    Eu nunca anotei o número dos erros que aparecem. Vou começar a anotar pra ver o que é. Nunca anotei porque sempre foi temporário e em seguida volta ao normal. Mas farei isso daqui pra frente para comparar os demais.

    Não tive problemas por esses dias para conectar. Mas também não joguei on-line.

    Não lembro o número do erro, mas quando o sinal da internet está fraco, acontece isso, ele custa a entrar no GT5 e de repente dá o erro. Lembro apenas que dá a mensagem que não consegue conectar ao servidor, mas não lembro o número do erro. Vou anotar da próxima vez. O que faço é mudar a internet. Como tenho Viacabo e 3G. Quando a Viacabo que ligo por sinal Rede Sem fio começa a dar problemas de conexão, então passo para a internet 3G e o problema desaparece.

    Então Ricardo estou achando que tens algum problema aí com a tua internet, alguma interferência que está causando isso.

    O Daniel Kroeff até já postou aqui qual era o problema dele por lá, tinha curto circuito na rede dele.

    Quando o sinal da rede sem fio está forte por aqui, entro e corro que é uma beleza. Mas quando não, não tem outro jeito, tenho de ir para a 3G.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Daniel tudo bem descobri q o meu maior problema acabava sendo o meu roteador não sei porque mas do nada ele perde toda a configuração,naõ sei se é por queda de energia pois tem acontecido muito aonde eu moro.
    Outro dia estava jogando a corrida com o formula gran turismo,pois essa eu ainda não fiz no modo A-spec,quando faltava 5 voltas da ultima corrida caiu a força,dai perdi a paciencia para começar tudo de novo.
    O amigo Gleyson se não me engano pergunta qual corrida da mais credito,na ultima corrida dos sazonais com o formula um da ferrari com 825PP eu consegui quase 2.000.00 em credito acho q é isso mesmo.Vou fazer de novo e verifigar se são esses os valores,pois não me lembro o valor da experiencia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Então minha suspeita se confirmou. Achei mesmo que seria algum problema com a tua internet e não com a PSN. E o roteador é peça fundamental nesta história.

      Se o teu roteador continuar a dar problemas, tens de começar a pensar em substituí-lo. A queda de energia pode sim fazer com que as configurações dele se percam e ele volte ao padrão. O que tens de fazer é reconfigurá-lo e ficar atento pra ver se ele se mantém configurado. Se começar a perder a configuração do nada, então é porque ele já deu o que tinha que dar.

      Grande abraço.

      Excluir
  9. o que significa erro 8001002MB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Eu ainda não vi e não li nenhuma manifestação da Sony ou da Polyphony Digital sobre os erros que acontecem, ou no PS3 ou no GT5, ou em qualquer jogo, então o que já encontrei de respostas são meras suposições, algumas sem fundamento técnico algum, totalmente equivocadas na exposição.

      Mas, uma observação é sempre feita por mim quando dá erros, e faz muito tempo que nenhum erro acontece por aqui. Disse ao Ricardo que passaria a anotar os números dos erros mas eles não aconteceram mais comigo.

      A observação que faço é a seguinte, toda vez que dá um erro, ele é motivado por um erro de acesso a alguma informação, ou seja, está tentando acessar dados e não consegue, sejam esses dados gravados no PS3, no Pendrive, no disco do jogo ou nos servidores da Sony.

      Estás apenas perguntando que erro é esse, mas não relatas o que te motiva a fazeres essa pergunta, portanto as causas do erro podem ser várias, mas com o significado é o mesmo, erro de acesso aos dados.

      Geralmente são passageiros, ou seja, acontecem em determinado momento em função de uma situação específica e depois volta ao normal. Comigo sempre foi assim.

      Então se estás com este problema, diga-nos o que está acontecendo para podermos ajudar melhor.

      Grande abraço e boa sorte por ai.

      Excluir
  10. eu estou com o mesmo problema!
    a minha historia é assim logo que comprei este jogo(2 ANOS apos o seu lançamento) começou a pedir actualizações que davam erro e acabei por passar a jogar o jogo sem actualizações e sem ser online quando na semana passada tentei actualizar e nao deu erro nenhum desta vez fui logo jogar online fiz 5 corridas online e começou a aparecer uma cena a dizer que nao foi possivel estabeleçer ligação com o servidor e é assim que estou neste momento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      O que tem acontecido, e tem sido seguido, é congestionamento na PSN, ou seja, muita gente conectado ao mesmo tempo. De tempos em tempos eu tenho problemas na conexão e simplesmente desligo PS3 e aguardo algumas horas ou até mesmo o dia seguinte pra conectar novamente e o problema desaparece.

      Então sugiro que faças o mesmo, não procure encontrar uma solução porque o problema não está aí no teu PS3 e sim nos servidores da Sony.

      Dependendo da época, da novidade na PSN, da Demo disponível, a PSN simplesmente tranca e não tem jeito, senão apenas esperar.

      Se estás com o teu GT5 atualizado e o teu PS3 também e está dando problemas na conexão, aguarde umas horas ou até mesmo um dia e tente novamente.

      Ultimamente tenho tido problemas até para iniciar a sessão na PSN, não consigo nem ficar on-line no PS3 pra ver as mensagens que diariamente chegam pra mim. Tem determinados momentos que não consigo iniciar a sessão e não consigo enviar os itens. E tem dias que consigo iniciar a sessão mas não consigo iniciar o GT5 nem tão pouco enviar itens.

      O que faço é simplesmente desligar o PS3 e tento no dia seguinte e no dia seguinte funciona tudo normalmente.

      Então não esquente a cabeça com esse problema momentâneo. No final de semana é mais agravante ainda, os problemas são maiores.

      Grande abraço.

      Excluir
  11. Ola boa noite pessoal é o seguinte meu gt5 tava rodando mas não sei o q eu fiz se atualizei ou mandei instalar todo o jogo e depois cancelei o negocio é que agora não consigo entrar mais no jogo e tive q desinstala só q agora quando vou instalar da esse erro 8001002b e da falha no processo de instalação depois vou ver da dados corrompidos me deem uma força ai vlw abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, tudo bem?

      Creio que não deves te preocupar com o erro que está dando aí, porque saiu uma atualização nova para o GT6 e os servidores da PSN devem estar congestionados mesmo.

      Como estás querendo atualizar o GT5 e se estás fazendo desde a primeira instalação tens umas quantas atualizações pra fazer, o servidor deve estar encontrando dificuldade pra atender todas as solicitação de acesso.

      Então tenha paciência e vá tentando que uma hora vai.

      Grande abraço.

      Excluir
  12. meu comentário é o seguinte o meu roda o need for speed mais o gt5
    os f1 não roda na psn

    ResponderExcluir
  13. Acontece um problema diferente comigo. Eu tenho espaço suficiente para instalar o jogo completo na HD do Play3, mas chega em certo ponto da instalação que sempre trava. Então fui jogando sem instalar tudo, instalando carro por carro, pista por pista aos poucos. O problema é que algumas coisas travam. Por exemplo, eu nao consigo trocar de carro na garagem, pois se eu abri-la o jogo trava :/
    Sera que ha solucao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, tudo bem?

      Já tentastes ir em [Opções] e na última opção da lista tentar ajustar os arquivos do jogo?

      Não lembro agora de cabeça o nome certo da opção que faz isso, mas tens lá uma opção que tenta ajustar os arquivos com problemas.

      A outra solução é apagando os arquivos do jogo existentes e fazendo uma nova instalação.

      Mas lembre-se que o PS3 também tem de estar atualizado também, se o PS3 não estiver atualizado dará problemas na atualização do GT5.

      Boa sorte por ai. Grande abraço

      Excluir
    2. Ola Daniel, tudo certo e com você?
      Eu vou dar uma olhada, e se não for isso muito provavelmente se apagar e recomeçar dê certo, muito obrigado!

      Excluir
  14. Ola, acabei de adquirir o GTA5 Prologue.(meio tarde de mais kk) e mal posso joga-lo pois quando ele inicia não pede atualização nem nada! apenas instalei. e continuei logado na psn. quando entrou comprei meu carro. e tentei conectar no ranking aparece A Connection to the server could not be established. e nao carrega de jeito nenhum! alguem pode me ajudar por favor ! /:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      A explicação para o erro é que o servidor do Prologue foi desativado, ou seja, não tens mais as funções on-line desta versão habilitadas, assim como foi desabilitadas as funções on-line do GT5.

      Então por mais que tentes acessar não vais conseguir estabelecer uma conexão com o servidor.

      Não há mais suporte para esta versão do Gran Turismo.

      Grande abraço.

      Excluir