segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fazer cópia dos Dados do Jogo GT5

Olá a todos, tudo bem?

Compartilho com vocês hoje uma experiência que tive neste final de semana com o GT5 e que se não fosse eu ter mais de um PS3 e minhas ações preventivas de cópia de segurança eu estaria muito aborrecido comigo mesmo e principalmente com a própria Sony.

Simplesmente os dados de uma das minhas contas sumiram do PS3. Quando liguei o PS3 e iniciei a sessão na conta e entrei no GT5 apareceu a tela de início pela primeira vez no GT5, pedindo para ajustar tela, configurar Minha Casa etc. Quando entrou a tela de ajuste fiquei me perguntando o que estaria acontecendo.

Mas como! Por que está me perguntando isso se tem meus dados do jogo na conta?

Como eu tinha os dados no Pendrive, em outro PS3, na conta do e-mail, no Skydrive e no DropBox, deixei rolar e fui dando as informações.

Já pensou se eu tivesse somente os dados no PS3? Teria perdido tudo!

Ainda estou fazendo conta de cabeça pra tentar entender o que aconteceu, porque não sei como o PS3 simplesmente sumiu com os meus dados e somente de uma conta, das 3 que tenho no PS3. E não apaguei os dados, porque uso essa conta somente para acumular itens. Foi uma das primeiras contas que criei quando comprei o PS3 e ainda não tinha o GT5, então tenho dados de outros jogos nesta conta, jogos que faz tempo que nem abro mais. Porque poderia ter sido mancada minha, mas não foi.

Então fica como alerta para todos. Salvem os dados em pendrive, discos externos, seja o que for, mas salvem os seus dados em dispositivos de memória além do PS3 para não passarem por uma situação semelhante a esta.

Como os dados da conta no outro PS3 não estavam atualizados acabei perdendo alguns itens de jogo: 2 bilhetes de carro; 10 tintas; 10 postais; 10 buzinas; 100 capacetes e 100 macacões, mas esses na verdade não foram perdidos porque tenho nas outras contas. Mas perdi somente 2 dias de envios que faço para esta conta.

Mas se não fosse minhas ações preventivas, já era, estaria agora juntando os pedaços do PS3 de tanta marretada que teria dado nele! Não leve ao pé da letra!

Enfim, tenha o hábito de fazer cópia dos dados do teu jogo para não correres o risco de perdê-los. É uma ótima prática a de fazer cópia de segurança.

Já soube de amigos que perderam os dados, que por vacilo, acabaram escolhendo [Excluir] os dados em vez de [Copiar] os dados. Aquelas bobeiras que de vez em quando dá e depois de feito não tem como voltar atrás.

Tenho 3 PS3, tenho todas as 5 contas nos 3 PS3. Quase todos os dias salvo os dados no pendrive e transfiro de um PS3 para outro de todas as contas. Mas tem de duas contas que faço isso diariamente. Então se acontecesse algo parecido não estaria nem ai porque teria onde buscar os dados em mais dois lugares.

Mas isso não é o comum. O comum é ter apenas um PS3. E neste caso se não tem cópia de segurança, o problema é maior.

Então não dê mole pra Sony e suas falhas, faça cópias de segurança dos teus dados do jogo e não tenha aborrecimentos.

Grande abraço a todos.

4 comentários:

  1. Eu já faço backup regurlamente no pendrive (tenho uma meio antiga no pc) agora que você 'lembrou' vou mandar ela para o e-mail e o dropbox ... melhor se prevenir mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel bom dia, tudo bem contigo?

      Olhando esta mensagem me surpreendi pois no sabado aconteceu o mesmo comigo quando entrava na minha conta principal e logo que pediu para ajustar a tele e demais coisas eu sai exclui e puxei o proprio backup que o GT5, eu iria perder apenas uns creditos e alguns carros que tinha comprado caso tivesse que puxar pelo pendrive pois tinha feito backup na noite de sexta.

      Mais vendo que alem de mim aconteceu com outro fiquei um pouco preocupado pois parece que pode passar a acontecer com mais frequencia isto entao apartir de agora passarei a fazer backup todas as vezes que jogar.

      Valeu por ter compartilhado pois algo que achava isolado parece nao ter sido tão isolado.

      Minha outras contas os backups estão bem desatualizados, hoje chegando em casa é a primeira coisa que vou fazer.

      Abraços e boa semana.

      Excluir
  2. desculpepela ignorancia mais o que seria o Skydrive e DropBox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, tudo bem?

      São serviços gratuitos para armazenamento de dados na internet.

      O Skydrive é o serviço do Hotmail. Quem tem conta de e-mail pode criar uma conta no Skydrive. Não precisa ser do Hotmail, pode ser do Gmail.

      Basta entrar no site do Skydrive

      http://skydrive.live.com

      E o Dropbox é outro serviço gratuito pra armazenamento de dados na internet. Cria uma conta com o teu e-mail e terás 5GB de espaço.

      No Skydrive é 7GB o espaço disponível.

      O Google também criou um serviço parecido, o Drive. Quando entrares no teu e-mail do Gmail, observa que tem na parte superior da tela o Menu do Gmail. Tem do Google+ dentre outros. Na direita deste Menu tens Mais, Agenda e Docs. Clicando em Docs serás direcionado ao Drive e aí poderás fazer uso do serviço também.

      Certamente há outros serviços gratuitos com a mesma função, mas esses são os que eu uso.

      Todos eles tem aplicativos que podes adicionar a tua área de trabalho no Windows ou no Mac para acessares os teus arquivos como se fosse o Gerenciador de Arquivos do Windows ou o Finder do Mac.

      É muito legal, vale a pena conferir.

      Grande abraço.

      Excluir