sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sazonal A-Spec NA-R Roadster Cup 380PP

Obs.: 
Se o post ficar com a formatação da afinação desencontrada, clique no título acima pra ajustar a formatação, o Blog fará uma releitura do post e ajustará a formatação. Faça isso sempre que as afinações ficarem fora do ajuste programado.

Olá a todos, tudo bem?

Este desafio tem dado, ou deu, muito trabalho pra muitos amigos do Blog, inclusive pra mim. Não está fácil passar por London City, mas não está impossível. Vai exigir um pouco mais de habilidade e agressividade na hora de correr.

O Raphael postou nos Comentários do Post da Nascar o que ele fez pra vencer este desafio, disponibilizou até a afinação do carro que ele usou, veja no comentário dele como foi.

Eu ainda não tinha terminado este desafio, faltava-me somente London City, fui deixando de lado e fazendo outros eventos e até mesmo jogando outros jogos. Mas hoje pela manhã resolvi encarar novamente porque a quantidade de e-mails e comentários que chegam sobre o assunto está grande, então vamos lá, fui terminar o evento.

Segue abaixo a afinação do carro que usei. É um carro Premium que você encontra na Concessionária de Novos, é o Roadster RS (NC) '07.

O Grid ideal para London City é ter como primeiro da fila o Mazda Eunos Roadster (NA Special Package) '89. O Raphael no comentário dele já tinha dado esta dica, então se você entrar na corrida e este carro não estiver na frente, saia da corrida e entre novamente. Faça isso tantas vezes forem necessárias. Pra mim foi na segunda tentativa pra ter este carro na frente. Quem sabe você não tem a mesma sorte! Mas se não vier na segunda, não desista, vá tentando que ele vem.

Para Indianápolis, diminua a Relação de Caixa para 4.500 pra aumentar a velocidade final do carro em torno dos 250Km/h. Entre no vácuo para alcançar os primeiros. Sem vácuo fica difícil chegar na frente.

Para London City você vai precisar ser um pouco mais arrojado, agressivo nas curvas. Chegue junto ao carro frente e se for preciso use-o como freio e faça a curva na frente dele. O carro está afinado pra fazer a curva de pau mesmo, então vai exigir um pouco mais de habilidade na hora de frear e controlar o carro na curva. Foi assim que consegui vencer e foi na última volta na última curva antes da chegada chegando junto com o primeiro e entrando na curva na frente dele. A vitória veio no detalhe mesmo.  Tente fazer a primeira volta abaixo dos 1:07, ou seja, 1:06 alguma coisa. As demais tente fazer abaixo dos 1:06, ou seja, 1:05 alguma coisa. Se conseguir fazer abaixo dos 1:05, ou seja 1:04 alguma coisa é mais fácil, porque você consegue a liderança um pouco antes. Fiz duas vezes a corrida, uma abaixo dos 1:06, quando assumi o primeiro na última curva, e a outra abaixo de 1:05 quando assumi a liderança no último trecho longo que é um pouco curvado.

As demais corridas não tem grandes problemas. Mas se tiver alguma dificuldade envie o seu comentário.

Optei por adicionar peso na traseira e não mexer no motor pra ajustar os PPs. Mexi na suspensão pra trabalhar com este peso adicional e ter uma ajuda extra nas curvas. Mas conforme for, se tiveres de fazer mais de uma tentativa e terminares a corrida, os CVs vão aumentar e consequentemente os PPs também. Então tens três opções.

1. Não termine a corrida se achares que não vai dar pra vencer. Pressione o botão [Start] e reinicie a corrida. Dessa forma ele não altera os CVs.

2. Mas se terminar a corrida e o GT5 der o aviso que está fora do regulamento, diminua os CVs para ajustar os PPs ou aumente o peso.

3. Prepare o carro em uma conta, compartilhe e use-o na outra conta. Corra e se os PPs aumentarem, vá até o Perfil da outra conta e pegue-o emprestado novamente.

Boa sorte por aí e um grande abraço.

Afinação usada por mim...


Mazda Roadster RS (NC) '07


Potência: 162cv .:. Peso: 1210Kg .:. 380PP


Suspensão Frente Traseira
Ajuste de Peso  
Ajuste da Altura ao Solo 10 -10
Quantidade de Lastro 110
Ajuste de Molas 9.0 8.0
Posicionamento do Lastro 50
Amortecedores (Extensão) 4 4


Amortecedores (Compressão) 4 6
Regulador de Potência
Barras Anti-rolamento 1 1
Nível de Potência 100%






Ângulo do Camber (-) 3.5 2.0
Caixa de Velocidade
Ângulo do Eixo -0.10 0.10
1ª Velocidade 2.920




2ª Velocidade 1.970
(LSD) Frente Traseira
3ª Velocidade 1.510
Binário Inicial - 25
4ª Velocidade 1.175
Sensibilidade de Aceleração - 30
5ª Velocidade 0.950
Sensibilidade de Travagem - 10
6ª Velocidade 0.775






Dif. Central Distr. Binário Frente Traseira
Relação Final de Caixa 4.700
Distribuição de Binário - -
Velocidade Máxima 180




Velocidade Final 239
Aerodinâmica Frente Traseira


Força Descendente - -
Opções de Condução




Tração Off
Controle Dist. Travagem Frente Traseira
Força de Recuperação On*
Equilíbrio de Travagem 0 0
Direção Ativa Off




Estabilidade Off




ABS 1
Peças Instaladas       * Definido pelo GT5  
Caixa de Velocidade Personalizável LSD Personalizável
Embreagem Duplo Disco
Eixo de Transmissão
Volante do Motor: Semi Competição Suspensão Kit Personalizável


Afinação usada pelo Raphael. 

Os valores que estão com (-) são os valores padrão do carro. Segundo o comentário do Raphael, ele não alterou esses valores. Então deixo-os como estão. Se tiver alguma dúvida, olhe o comentário dele no Post "Sazonal A-Spec Nascar 650PP". Copie e cole o link na barra de endereços do navegador.

http://danielgt5.blogspot.com.br/2013/03/sazonal-spec-nascar-650pp.html

O comentário dele foi no dia 28 de março.


Afinação do Raphael



Mazda Roadster RS (NC) '07 - (Afinação do Raphael)
Potência: 152cv .:. Peso: 1100Kg .:. 380PP


Suspensão Frente Traseira
Ajuste de Peso  
Ajuste da Altura ao Solo -20 -15
Quantidade de Lastro -
Ajuste de Molas 9.0 7.0
Posicionamento do Lastro -
Amortecedores (Extensão) - -


Amortecedores (Compressão) - -
Regulador de Potência
Barras Anti-rolamento - -
Nível de Potência 93.8%






Ângulo do Camber (-) - -
Caixa de Velocidade
Ângulo do Eixo - -
1ª Velocidade -




2ª Velocidade -
(LSD) Frente Traseira
3ª Velocidade -
Binário Inicial - -
4ª Velocidade -
Sensibilidade de Aceleração - -
5ª Velocidade -
Sensibilidade de Travagem - -
6ª Velocidade -






Dif. Central Distr. Binário Frente Traseira
Relação Final de Caixa -
Distribuição de Binário - -
Velocidade Máxima 180




Velocidade Final -
Aerodinâmica Frente Traseira


Força Descendente - -
Opções de Condução




Tração -
Controle Dist. Travagem Frente Traseira
Força de Recuperação -
Equilíbrio de Travagem - -
Direção Ativa -




Estabilidade -




ABS -
Tempo das voltas          
1ª Volta: 1:06:627 (9ª Colocação) 4ª Volta: 1:05:668 (4ª Colocação)
2ª Volta: 1:05:309 (7ª Colocação) 5ª Volta: 1:04:713 (1ª Colocação)
3ª Volta: 1:05:327 (5ª Colocação)




Até a próxima.

7 comentários:

  1. Oi Daniel, tudo bem?

    Ficou muito bom seu post, Parabéns! Fico feliz em saber que as dicas foram uteis para sua vitória.

    Não foi nada fácil vencer em London City, foram algumas horas de tentativas. Eu perdi a conta de quantas vezes reiniciei a corrida (rsrs). É uma corrida que você tem que ser agressivo o tempo todo e que ao mesmo tempo não lhe permite muitos erros, pois um simples toque no muro de proteção ou na traseira de um carro já te faz perder milésimos de segundos preciosos.

    Mas, com o tempo você acaba pegando o jeito ideal de fazer cada curva do circuito e a vitória acaba acontecendo.

    Um grande abraço!

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    1. Oi Raphael, tudo bem?

      De tanto correr nesta pista e com outros carros na liderança e sempre chegando 3, 4 segundos atrás, quando coloquei o '89 na frente foi barbada de ganhar, porque tudo o que eu sei já tinha aplicado nas outras tentativas e nesta com o '89 foi até fácil ganhar, mas porque já tinha tomado pau umas quantas vezes.

      Em London City não dá pra errar mesmo, mas quando se acerta a curva dá uma sensação muito boa, quando entramos na curva na aceleração certa é muito legal fazer a curva e chegar junto ao carro da frente.

      O negócio é correr e correr mesmo e tentar errar o menos possível como dissestes. Numa hora vai dar certo.

      Muito obrigado pela participação, dicas e contribuições para o Blog.

      Grande abraço.

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  2. Eu estava aqui montando o Mazda Roadster RS (NC) '07 mas o cambio não consigo colocar os mesmos valores que você utilizou o meu ficou como:
    1ª Velocidade - 2.920
    2ª Velocidade - 2.068 (minimo possível)
    3ª Velocidade - 1.606 (minimo possível)
    4ª Velocidade - 1.301 (minimo possível)
    5ª Velocidade - 1.100 (minimo possível)
    6ª Velocidade - 0.819 (minimo possível)
    Relação Final de Caixa - 4.700
    Velocidade Máxima - 180 Km\h
    Velocidade Final - 226 Km\h
    Não consigo entender o porque da diferença, não estou encontrando onde estou errando.

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    1. Oi Fabiano, tudo bem?

      Não tenho neste momento como conferir os valores no meu carro pra tentar entender o que esteja acontecendo pra dar diferente.

      Mas creio que não estás seguindo a sequência correta pra fazer o ajuste nas marchas. Veja o passo a passo a seguir e compare com o que você fez. Se seguir o passo a passo, provavelmente encontres os mesmos valores.

      1. Entre nas Definições da Caixa de Velocidade
      2. Escolha a opção "Repor padrão" (é o quadradinho com o sinal de (-) mais abaixo do quadro das marchas.
      3. Coloque a Relação de Caixa no máximo, puxe tudo para a direita.
      4. Coloque a Velocidade Máxima no mínimo, puxe tudo para a esquerda.

      Acredito que tenha sido aqui a tua falha na definição, tenhas feito primeiro a velocidade pra depois a relação, geralmente é o que acontece. Então não inverta a sequência, primeira a relação e depois a velocidade

      5. Depois de ajustas relação e velocidade, pegue o maior valor da relação da primeira marcha, que está bem à direita na linha. Este valor insira na planilha.

      6. Pegue o valor mínimo da última marcha, que está bem à esquerda da linha e insira na planilha.

      7. Pegue o valor do Binário do carro e insira na planilha

      8. Pegue o valor dos CVs do carro e insira na planilha.

      Depois de inserir esses valores vais achas as mesmas relações que as postadas.

      Se não tens a planilha e não quiseres fazer os cálculos, apenas faça os passos de 1 a 4 e depois acerte os valores das marchas conforme o postado. Desta forma conseguirás chegar aos valores certos pra cada marcha.

      Se ainda der algum problema, comente novamente e tentares resolver de outra forma.

      Grande abraço.

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    2. Valeu pela ajuda, realmente eu devo não sabia que inverter o passo 3 e 4 dava isso, eu coloquei a Velocidade Máxima no mínimo e depois a Coloquei a Relação de Caixa no máximo.
      Eu só comprei o meu Play 3 por causa do GT5, tentei te adicionar mas a sua lista já ta cheia. Estou tentando aprender mais sobre afinação dos carros e melhorar também o meu modo de jogar.

      Um Abraço

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    3. Oi Fabiano, tudo bem?

      Eu achava que tinhas invertido mesmo, porque é o mais comum de acontecer, mas quando se faz a inversão os valores que a planilha propõe dificilmente dá pra ajustar no carro. É que a maioria tem o costume de fazer o ajuste na sequência de baixo pra cima e sendo assim a velocidade vem primeiro e a relação depois e aí é que dá o rolo.

      Mas agora já sabes e certamente não terás mais problemas pra ajustar os próximos carros.

      Não estás sozinho no rol dos que compraram o PS3 em função do GT5, conheço muitos amigos que também tem o PS3 pra jogar GT5, inclusive eu!

      Olhei as listas de amigos das minhas IDs DanielGLGT e DanielGTBR e cancelei algumas IDs que faziam mais de mês que não conectavam, então já podes tentar novamente adicionar uma delas.

      Quanto a afinação dos carros, o começo é que é meio complicado, mas depois que pegas o jeito, só vai. Uma dica que te dou pra melhor a tua condução é controlares a aceleração e o freio, principalmente o freio. Geralmente "pisa-se" fundo no freio e o carro além de travar a roda desacelera muito, então tens de fazer uma pressão gradualmente e não total na maioria das vezes pra fazer as curvas. Então se calibrares a mão pra acertar a freada já melhoras e muito os teus tempos na volta. E depois identificar as curvas que podes fazer sem precisar frear, mesmo o GT5 indicando a linha vermelha, podes fazer a curva somente com a desaceleração do carro, tirando um pouco a pressão na aceleração. Controlando esses dois itens já é um ganho na volta. O resto, é correr mesmo e memorizar as pistas e cada curva.

      Grande abraço.

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    4. Assim que chegar vou tentar te adicionar, e muito obrigado pelas dicas de condução, está ate pensando em comprar um volante, mas como não tenho condições no momento pois a pouco tempo casei eu estou tentando me acostumar com fazer as curva com pouca aceleração tanto que estou usando o R3 para acelerar e freiar mas as vezes acabo errando a dose mas com tempo pego o jeito.

      Um Abraço.

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