terça-feira, 25 de junho de 2013

Sazonal A-Spec Stars & Stripes 580PP - Carros americanos

Olá a todos, tudo bem?

Recebi pelo Blog, por e-mail e pela PSN mensagens pedindo-me dicas de qual carro usar neste evento e qual a afinação para o mesmo.

Eu ainda não tinha feito o evento quando os pedidos chegaram. Então minha sugestão inicial foi o Ford GT '06 que é um excepcional carro, em todos os sentidos. Bem, ele foi capa da versão GT4, por si só já diz tudo.

De ontem, 24/06, pra hoje, 25/06, fiz este evento 3 vezes em 3 contas e usei 3 carros diferentes pra fazer um comparativo.

Na primeira vez usei o Ford GT '06, carro Premium que você encontra na Concessionária de Novos.

Na segunda vez usei o Chevrolet Corvette Z06 (C6) '06, também Premium e é encontrado também na Concessionária de Novos.

E por último usei o Dogde Viper SRT10 ACR '08, também Premium e encontrado na Concessionária de Novos.

São carros com desempenhos próximos, mas possuem diferenças e estas são realçadas na pista.

O que deu mais bonificação foi o Corvette, isso porque é o de menor desempenho dos 3, menor CV e menor PP, mas deu mais trabalho também pra vencer as corridas.

O que teve menos dificuldade pra vencer foi o Ford GT, no ponto, preciso e eficiente na pista, fácil de alcançar os primeiros e vencer cada corrida. Em Daytona então é covardia.

O que teve menor desempenho na pista em função da sua potência foi o Viper. Muito pesado e com pouco resultado final, em alguns momentos foi bem pior que o Ford que é de menor potência.

Criei uma Tabela em Excel para administrar e anotar os desempenhos. Se alguém desejar posso compartilhar a planilha. Vou publicar aqui somente uma imagem dela, pra não desmanchar a formatação do post, assim como acontece com as afinações publicadas anteriormente. Mas quem desejar a planilha é só pedir que dou um jeito de enviar ou compartilhar em algum lugar.

As afinações dos carros você encontra na seção "Afinação Carros GT5", a nova seção, que está sendo editada e atualizada quase que todos os dias com novos carros afinados. Mas publico aqui também pra ficar no histórico do post.

Perceberão que algumas voltas estão com o tempo maior que a anterior quando deveriam ser menores. Isso aconteceu por alguns motivos... cansaço e consequente erro; paciência pra ficar anotando indo pro espaço... fazer anotação e quando voltava pra pista já tinha passado do ponto de frear ou fazer a curva... enfim. 

O que importa nesta tabela são os tempos mínimos pra você vencer as cinco corridas do desafio. Fazendo tempos próximos conseguirás passar pelo primeiro da quarta volta ou na última volta. Na quarta volta foi apenas em Daytona Percurso de Estrada, nas demais pistas foi na última volta mesmo.

Então faça sem se estressar muito. Os carros estão com a potência original, a exceção o Corvette que instalei a Afinação da ECU pra não ter que fazer uma volta mais preciso, sem erro algum pra poder pegar o Ford GT da frente. Mas os outros dois estão com a potência original, nenhuma afinação de motor foi instalada.

Então se você tiver alguma dificuldade vencer usando os carros como sugiro, faça a instalação das afinações de motor nos carros pra aumentar os CVs. Mas lembre-se que isso fará com que a premiação final da corrida seja menor, ou seja, vais ganhar menos créditos e menos experiência.

Boa sorte por aí.

(1/1) - Ford GT '06           

Potência: 541cv .:. Peso: 1451Kg .:. 562PP           
Suspensão :     Frente    /    Traseira
Ajuste da Altura ao Solo :    0    /    0
Ajuste de Molas :    12.0    /    14.0
Amortecedores (Extensão) :    5    /    7
Amortecedores (Compressão) :    5    /    7
Barras Anti-rolamento :    3    /    3
Ângulo do Camber (-) :     1.5    /    0.5
Ângulo do Eixo :     -0,10    /    0.10
           
(LSD) :     Frente    /    Traseira
Binário Inicial :     -    /    30
Sensibilidade de Aceleração :     -    /    20
Sensibilidade de Travagem :     -    /    20
           
Dif. Central Distr. Binário :     Frente    /    Traseira
Distribuição de Binário :     -    /    -
           
Controle Dist. Travagem :     Frente    /    Traseira
Equilíbrio de Travagem :     5    /    5
           
Caixa de Velocidade           
1ª Velocidade :     3.400       
2ª Velocidade :     2.260       
3ª Velocidade :     1.720       
4ª Velocidade :     1.330       
5ª Velocidade :     1.060       
6ª Velocidade :     0.865       
           
Relação Final de Caixa    3.750       
Velocidade Máxima :     240       
Velocidade Final :     320       
           
Ajuste de Peso           
Quantidade de Lastro :     0       
Posicionamento Lastro :     0       
           
Regulador de Potência           
Nível de Potência :     100%       
           
Peças Instaladas           
Caixa de Velocidade Personalizável           
Embreagem Duplo Disco           
Volante do Motor Semi Competição           
LSD Totalmente Personalizável           
Suspensão Kit Totalmente Personalizável           



(1/1) - Chevrolet Corvette Z06 (C6) '06            

Potência: 517cv .:. Peso: 1421Kg .:. 543PP            
Suspensão :     Frente    /    Traseira

Ajuste da Altura ao Solo :    0    /    0
Ajuste de Molas :    10.0    /    12.0
Amortecedores (Extensão) :    4    /    5
Amortecedores (Compressão) :    4    /    5
Barras Anti-rolamento :    2    /    2
Ângulo do Camber (-) :     1.5    /    0.5
Ângulo do Eixo :     -0.10    /    0.10
           
(LSD) :     Frente    /    Traseira
Binário Inicial :     0    /    20
Sensibilidade de Aceleração :     0    /    20
Sensibilidade de Travagem :     0    /    20
           
Dif. Central Distr. Binário :     Frente    /    Traseira
Distribuição de Binário :     -    /    -
           
Aerodinâmica :     Frente    /    Traseira
Força Descendente :     -    /    -
           
Controle Dist. Travagem :     Frente    /    Traseira
Equilíbrio de Travagem :     5    /    5
           
Caixa de Velocidade           
1ª Velocidade :     3.295       
2ª Velocidade :     2.200       
3ª Velocidade :     1.675       
4ª Velocidade :     1.300       
5ª Velocidade :     1.040       
6ª Velocidade :     0.850       
           
Relação Final de Caixa    3.500       
Velocidade Máxima :     220       
Velocidade Máxima :     321       
           
Ajuste de Peso           
Quantidade de Lastro :     0       
Posicionamento Lastro :     0       
           
Regulador de Potência           
Nível de Potência :     100%       
           
Peças Instaladas           
Afinação da ECU           
Caixa de Velocidade Personalizável           
Embreagem Duplo Disco           
Volante do motor Semi Competição           
LSD Totalmente Personalizável           
Eixo de Transmissão           
Suspensão  Kit Totalmente Personalizável           
Pneu Desportivo Duro          




(1/1) - Dodge Viper SRT10 ACR '08           

Potência: 597cv .:. Peso: 1552Kg .:. 574PP            
Suspensão :     Frente    /    Traseira

Ajuste da Altura ao Solo :    -10    /    -5
Ajuste de Molas :    12.0    /    14.0
Amortecedores (Extensão) :    4    /    6
Amortecedores (Compressão) :    4    /    6
Barras Anti-rolamento :    2    /    3
Ângulo do Camber (-) :     1.5    /    0.5
Ângulo do Eixo :     -0.10    /    0.10
            
(LSD) :     Frente    /    Traseira
Binário Inicial :     -    /    10
Sensibilidade de Aceleração :     -    /    15
Sensibilidade de Travagem :     -    /    20
            
Dif. Central Distr. Binário :     Frente    /    Traseira
Distribuição de Binário :     -    /    -
            
Controle Dist. Travagem :     Frente    /    Traseira
Equilíbrio de Travagem :     5    /    5
            
Caixa de Velocidade            
1ª Velocidade :     2.920        
2ª Velocidade :     1.950        
3ª Velocidade :     1.485        
4ª Velocidade :     1.150        
5ª Velocidade :     0.920        
6ª Velocidade :     0.750        
            
Relação Final de Caixa :    3.450        
Velocidade Máxima :     220        
Velocidade Final :     326        
            
Ajuste de Peso            
Quantidade de Lastro :     0        
Posicionamento Lastro :     0        
            
Regulador de Potência            
Nível de Potência :     100%        
            
Peças Instaladas            
Caixa de Velocidade Personalizável            
Embreagem: Duplo Disco            
Volante do motor: Semi Competição            
LSD Totalmente Personalizável            
Eixo de Transmissão            
Suspensão  Kit Totalmente Personalizável            
Pneu Desportivo Duro           


Imagem da tabela usada

Clique na imagem para ampliar

10 comentários:

  1. Oi Daniel, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo Post! Ficou muito bem escrito e com informações mais do que suficientes para ajudar qualquer pessoa que encontre dificuldades em vencer este evento. Mas, se mesmo com todas as suas dicas, alguém ainda tiver dificuldades de vencer, sugiro a utilização da "bazuca" para eliminar as "formigas", conhecido como Chaparral 2J race '70.

    Confesso, gostaria de poder diminuir mais os PP's do Chaparral 2J, fiz de tudo, coloquei a Potência em 50%, adicionei os 200Kg, e mesmo assim venci todas as corridas facilmente. Na maioria abri a 3º volta em primeiro. O minimo de PP que consegui deixar o Chaparral foi 538, o que gerou uma quantia legal de créditos e pontos de experiencia.


    Um abraço,
    Raphael.
    (rs_correa)

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    1. Oi Raphael, tudo bem?

      Este sazonal é bem fácil mesmo, mas pra quem já tem habilidade com o jogo, pra quem ainda não tem, sempre é uma dificuldade qualquer sazonal.

      Evitei de pegar carros com PPs próximos do limite até pra dar um pouco mais de créditos e experiência.

      Eu até já não sei mais o que fazer com os meus créditos na conta DanielGLGT porque esta conta já está completa, todos os carros e itens.

      Além do Chaparral, e pelos PPs que dissestes conseguistes prêmios maiores que os meus, então além de ser fácil vencer com o Chaparral ainda ganha uma "grana" legal, então além desse tem outros carros legais também de correr e vencer. Tudo é questão de gosto. Ainda vou testar outros carros pra ver o que vai dar.

      Tem um carro em especial pra mim que é o Camaro LM Race Car, mas não sei se vou conseguir correr com ele, mas se for possível vai ser legal fazer os desafios com ele.

      Enfim, tem muito carro legal pra correr mesmo.

      Grande abraço.

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  2. Mais uma grande contribuição do Dr. Daniel para o comunidade GT5, apesar desse Sazonal ser fácil, é de grande valia.



    Abs.

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    1. Oi Lisandro, tudo bem?

      Faz tempo que não nos vemos nas pistas!

      Pra mim, pra ti, é até um passeio este sazonal, mas tenho alguns amigos e amigas que tiveram um pouco de dificuldade nele e em outros sazonais também, que pretendo com o tempo publicar aqui também, até pra ficar um histórico dos sazonais, já que começamos a entrar em contagem regressiva do GT6.

      GT5 vai ficar pra história então será bacana um dia olhar pra trás e ver as coisas legais que aconteceram.

      Grande abraço.

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  3. Daniel bom dia tudo bem contigo?

    Amigo eu fiz as duas primeiras corridas com o Camaro Amarelo foi doce doce, ai como ja estava tarde e estava com muito sono peguei o 2J com 580 PP para acabar as outras 3 corridas de forma mais rápida, pois nesta conta não tenho o que fazer com o créditos só espero bater os 20 milhões para comprar outro Red Bull e como tem sobrado pouco tempo para jogar não fico aumentando a dificuldade do jogo, procuro terminar os sazonais mais rapido.

    Abraços e boa semana

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  4. Olá Daniel, boa noite, não entendi apenas a afinação do caixa de câmbio do Ford GT, a velocidade final em 240 não deixa colocar os números desejados, coloquei a velocidade final em 320 ai sim consegui colocar os números do post!

    Obrigado!

    Att
    Riick

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    1. Oi Riick, tudo bem?

      Pra dar certo precisas fazer os ajustes na sequência certa. Tu encontras com mais detalhes na seção [Afinação de Carros GT5] como ajustar a caixa de velocidade. Então darei aqui apenas um resumo de como fazer pra dar certo.

      Siga rigorosamente a sequência abaixo.

      1. Escolha padrão
      2. Coloque relação de caixa no máximo
      3. Coloque velocidade máxima no mínimo
      4. Digite o valor de cada uma das marchas postadas.

      Se fizeres nesta sequência dará certinho como eu fiz, mas tens de fazer nesta ordem, porque se fizer algum passo diferente antes já não vai dar certo.

      Leia a seção [Afinação de Carros GT5] porque lá está mais detalhado o assunto.

      Grande abraço

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  5. Meu caro;
    Vou te dizer que não consigo passar da 3 corrida (Grand Valley Speedway) nem a pau.
    Fiz toda afinação que vc recomendou para o Ford GT 06 e ainda assim o máximo que consigo é chegar em 2o, com infames 8 segundos de diferença para o 1o.
    Tudo bem que não consigo fazer uma corrida perfeita (isso é, sem bater em nada, sobretudo nos túneis), mas ainda assim acho que não é isso que me impede de chegar em 1o.
    Além do mais, dei uma olhada na sua planilha, 2 min e 01 é uma coisa que não chego nem perto. Nas melhores voltas, o máximo que consigo é 2 min 06.
    Qual o segredo? É não tocar em nada? Qual o cambio que vc usa (manual ou automatico)?
    Por fim, não entendi o que significa Velocidade Máxima e Velocidade Final. Já dei uma olhada na seção de afinação mas não consigo achar a informação "velocidade máxima" no meu jogo. A unica coisa que aparece na hora de configurar a transmissao, só encontro "velocidade final".
    Enfim, no que puder ajudar ficaria imensamente agradecido. Já estou louco com esse circuito.
    Alguem conhece algum carro que seja tiro queda?

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    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Pena não teres dito o teu nome, ficaria mais simpático da minha parte tratá-lo pelo nome do que por Anônimo, enfim...

      Estás fazendo 2:06 e fiz 2:01 e estás achando difícil chegar a este tempo. Primeiro que não deves desanimar, tens que continuar tentando porque também vais conseguir e não tem segredo, tem é jeito, tem é controle sobre o carro na aceleração e freada. Tens que levar em conta que os pneus utilizados são Desportivos Duros e exigem um pouco mais de paciência na hora de correr, não podes ficar acelerando e freando 100%, tens de calibrar a mão pra fazer isso na dose certa e esta dosagem é que vai fazer a diferença na pista.

      Se estás usando a mesma afinação e não adicionastes no carro nenhuma afinação de motor, então tens ele como eu sugiro. Mas se instalastes afinação de motor nele aumentando os CVs aí a minha sugestão já não vai ficar legal para o carro, porque terás de mexer no LSD e na barra anti-rolamento. Vou partir do princípio que não adicionastes nada no carro e estás usando ele original da concessionária, apenas instalando as peças de dirigibilidade que estão assinaladas na afinação.

      A velocidade final (VF) é uma coisa e velocidade máxima (VM) é outra. Quando estás ajustando a caixa de velocidade, tens a opção de VM e esta pode ser alterada e ela aparece logo abaixa da Relação Final de Caixa. Quando vais fazer o ajuste da caixa, primeiro colocas a relação no máximo e depois a VM no mínimo, e então pegas os valores máximo da primeira marcha e mínimo da última e colocas na planilha pra achar a relação de cada marcha.

      Depois de ajustares esses valores então ajustas a Relação Final de Caixa para alcançar a VF desejada. Conforme vais diminuindo o valor da Relação vais aumentando a VF. Esta VF não tens como mexer como fazes com a VM, ela muda conforme a Relação Final de Caixa.

      A VM aparece na parte de baixo do quadro de ajuste das marchas e a VF aparece na parte superior do quadro. Então pra mudar o valor da VF tens de mexer na Relação Final de Caixa. Aumentando ou diminuindo o valor da relação para diminuir ou aumentar a VF.

      Esta é a explicação pra diferenças entre as duas velocidades, VF e VM.

      Pra correr e conseguires os tempos vou tentar te dar algumas instruções, não sei se conseguirei ser claro, mas vamos lá, vou tentar. Vou refazer a corrida de Grand Valley e depois relatar como fiz e então tu tentas fazer parecido.

      Minhas resposta está no próximo comentário pra este aqui não ultrapassar o limite de texto permitido.

      Vou refazer agora, então se minha resposta ainda não aparecer é porque não terminei.

      Grande abraço.

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    2. Oi Anônimo, de volta...

      Opções de Condução que usei:

      Tração: 2
      Força Recuperação: Ligado (padrão)
      Direção Ativa: Desligado
      Estabilidade: Desligado
      ABS: 1

      Mas tu podes usar outras que também dá, como estas:
      Tração: 3
      Recuperação: Ligado
      Direção Ativa: Forte
      Estabilidade: Desligado
      ABS: 1

      Veja o que fica melhor pra ti ai.

      Na primeira volta, pegas o vácuo do carro da frente e quando chegar o ponto de freada, te posiciona à esquerda dele pra ultrapassar, freia a 95%, não vai a 100% pra não travar a roda. Em nenhum ponto deves pisar 100% do freio, máximo 95% ou até menos. Depois da freada, vai a curva pra esquerda e acelera a 50% pra fazer a curva depois que saíres dela, então 100% de aceleração. Já vais ter de frear novamente, vais começar a pequena curva pra direita com freio a 90% e mantém assim até começar a fazer a curva pra esquerda e depois acelera no máximo 30% pra fazer a curva e mantém até chegar na próxima que é a direita antes do túnel. São duas curvas curtinhas, mas que tens de acelerar no máximo a 30% senão já dificulta fazer este trecho.

      Depois da curva pra direita, 100% de aceleração, uma pisada de leve no freio 40% pra entrar no túnel e faz a curva do túnel tirando o pé do acelerador e acelerando no máximo 40% e assim vais controlando o carro na curva, acelera pouco, desacelera, acelera pouco, desacelera até sair do túnel.

      No próximo túnel, a mesma coisa, freio a 90% e faz a ultrapassagem na entrada do túnel e faz a curva do túnel acelerando pouco, desacelerando, acelerando pouco, desacelerando, mas nuca acelerando a 100%, senão ele patina.

      Na saída do túnel curva pra direita e aproveita pra ultrapassar o carro da frente, vais entrar no outro túnel a 100% de aceleração e na saída dele freias a 95% e fazes a curva pra direita, acelera 40%, faz a curva para esquerda, acelera 90%, faz a curva pra direita, desacelera um pouco, faz a curva pra direita, controla a aceleração, faz a curva pra direita, controla a aceleração na curva aberta e desacelera pra fazer a curva pra direita, depois acelera 100% até chegar no ponto de freada pra fazer a curva fechada, o pingo, neste ponto freia a 95%, faz a curva com aceleração de 75, sai da curva a 100%, desacelera um pouco pra fazer a curva aberta pra direita, freia a 40% pra fazer a curva pra esquerda, desacelera um pouco pra fazer a curva aberta pra esquerda e depois solta a aceleração pra fazer a curva aberta pra direita, quando reto, 100% na aceleração, no ponto de freada, 95% pra poder entra na última curva, faz a curva a 50% de aceleração e sai dela com 100% e vai embora, primeira volta dada.

      Este é o ritmo e o segredo está em controlar a aceleração e a freada na dose certa.

      Agora é ir treinando até achar a calibragem da mão pra fazer na dose certa.

      Se não estás conseguindo calibrar a mão pra acelerar na porcentagem certa e o carro está patinando porque aceleras demais, então diminui no LSD os dois primeiros valores. Está 30/20/20, coloca 10/10/20, isso vai ajudar a não patinar tanto em acelerações altas nas curvas.

      Espero que eu tenha conseguido me fazer entender.

      Boa sorte por ai. Grande abraço.

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