quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Testes de Carros GT5


Olá a todos, tudo bem?

Meu diálogo hoje será mais útil para aqueles que jogam on-line, que participam de alguma sala on-line, seja a sua sala, ou na de um amigo, ou até mesmo nas salas on-line públicas. Mas também poderá ser útil para os curiosos e apaixonados pelo GT5. E poderá não servir pra nada também!

Você já deve ter se deparado com a seguinte situação: Está numa sala on-line, tem uma corrida rolando, tem as definições da mesma, quantos CVs e Kg ou quantos PPs. Você olha na lsita de participantes os carros que os outros estão usando e tenta encontrar um carro à altura ou melhor que os dos outros. Aí vem a pergunta...

Que carro usar?

E se você é daqueles que promove corridas em sua sala, já deve ter se perguntado:

Que carro vou definir? Quantos CVs? Quantos Kg? Quantos PPs?

Enfim, essas são dúvidas normais pra quem gosta de correr on-line e não quer ficar mal na foto.

Então, um amigo, o Mirto, enviou um e-mail pra mim pedindo uma ajuda pra resolver esta questão: Qual, ou quais carros, definir para a corrida e qual o desempenho máximo dos carros de forma que todos fiquem parelhos e o piloto ganhe somente no braço.

Questão dificil de achar uma resposta adequada! Mas, como desafios existem pra serem superados, fui então procurar uma solução para o pedido do Mirto. E acabei gostando do brinquedo e por isso estou compartilhando com vocês.

O Mirto enviou um lista de carros e pediu-me que eu desse uma sugestão de afinação de motor para os carros de forma que eles ficassem equiparados na pista. Não é uma tarefa fácil e quase impossível sem a ajuda de um computador e uma planilha. A planilha vocês conseguem acessando (copiando e colando o endereço no seu navegador) o endereço abaixo...

https://skydrive.live.com/redir?resid=8F3C6A11A93D19A4!113&authkey=!APBVQvBAlkpzabA

Seleciona o texto acima, dê um CTRL + C e depois vá na barra de endereço do seu navegador e dê um CTRL + V. Nunca é demais lembrar o comando!

Vai abrir minha pasta no Skydrive que estou compartilhando alguns arquivos que podem ser úteis. Vão encontrar a planilha pra fazer o ajuste da Caixa de Velocidade e a planilha que usei pra avaliar os carros.

Quando abrir o endereço, vai aparecer duas opções de arquivo. Clique no arquivo e vai aparecer a planilha através dos Aplicativos Web da Microsoft. Depois então clique em [Download] para baixar a planilha para o seu computador e poder editar o arquivo. Deixei apenas com a opção de [Exibir] a planilha. Teoricamente, não poderá ser editada diretamente através do navegador, você precisa baixar para o seu computador. Visualizar, basta abrir o arquivo na web, mas pra editar, precisa fazer o download.

Os carros que testei são da categoria GT1. Você verá a lista nas abas. São 15 carros, mas apenas 14 testados. O V12 eu não tenho, porque é um DLC, então não pude fazer o teste. Mas os demais fiz o primeiro teste e os resultados estão na planilha.

Comprei todos os carros, que são Premium, e portanto, são fáceis de adquirir, e instalei apenas Pneu de Corrida Macio. Depois fui na opção [Treino] para testar cada carro. A opção escolhida foi a [Corrida Livre] que marca os tempos e podes dar quantas voltas desejar e o GT5 ainda vai assinalando os melhores tempos de cada carro e colocando numa lista ordenada pela melhor volta. Caso você faça algum atalho o tempo não é registrado, fica em vermelho e dependendo da posição onde isso acontece a volta seguinte também é anulada. A pista escolhida foi na opção [Circuitos] e foi Daytona Superspeedway. Com essas escolhas, você faz a volta, dentro do permitido, e ainda consegue ter uma visão geral do desempenho do carro.

Foram 5 voltas com cada carro. Anotei os CVs, Kg e PPs que aparecem na concessionária e os CVs, Kg e PPs reais que aparecem quando vais usar o carro. Dá uma pequena diferença entre uma informação e outra, na concessionária os valores são maiores que os reais do carro. E depois ainda anotei o aumento de CVs e PPs de cada carro pra controle, também assinalados na planilha, porque após as corridas eles aumentam.

Feito isso, ou seja, 5 voltas com cada carro, e anotado os tempos de cada volta de cada carro, encontrei a melhor volta de cada um deles e fiz uma ordenação. No meu teste, o Corvette ZR1 se saiu melhor que os demais. Então passei a ver o que poderia ser feito pra melhorar os demais carros pra chegarem ao mesmo resultado que o Corvette.

Pra isso criei uma nova aba [Afinações] para ver o que poderia ser instalado e como isso aumentaria os CVs, Kg e PPs do carro de forma a se aproximar do Corvette.

Vamos a um exemplo:

O Corvette, conforme sai da concessionária, apenas instalando o pneu de corrida macio, chegou a um resultado no tempo da melhor volta, que foi 0:44,363, e chegou a uma velocidade máxima também, que nesta avaliação foi de 334km/h. 

O Ford GT fez o melhor tempo em 0:44,999 e a velocidade máxima a 329.

Isso pode parecer pouco, apenas 5km/h mas não é, é mais de meio segundo por volta. Isso em muitas voltas dá uma grande diferença. E depois, pra ganhar, basta ser 0,01 segundo menos.

Então adicionei a Afinação de ECU no Ford GT e fui novamente correr com ele e ver o resultado. Somente com esta afinação os valores ficaram próximos. As peças instaladas estão assinaladas na aba [Afinações] e o novo teste está na aba [Modificado]. O primeiro teste está na primeira aba [Original].

Veja o resultado:
Corvette: 0:44,363 - 334km/h (primeiro teste e base para ajustar demais carros)
Ford GT: 0:44,527 - 334Km/h (segundo teste já com Afinação ECU)

A diferença é no detalhe, mas o dado mais importante é a velocidade final que chegou aos mesmos 334km/h. Desta forma, encontro o equiíbrio entre os carros.

Dá um trabalho danado fazer isso com cada um dos carros, mas o importante, não é somente chegar aos resultados, mas também conhecer cada carro de como ele se comporta em condições iguais pra todos.

Vou dar outro exemplo de análise que fiz... 

A McLaren, depois de uma certa velocidade parece que dispara.
O Corvette, começa lento, mas depois de uma certa velocidade, pega o embalo e dispara.
O Ford GT, parece que desliza na pista, é fácil de controlar, a aerodinâmica dele se sobressai dos demais.

Enfim, cada carro se comporta de uma maneira na mesma pista. A maioria começou lento, mas depois de pegar o embalo só foi.

A planilha não está completa, ainda não fiz o segundo teste pra todos os carros. Com o tempo vou fazendo dos demais. Enquanto não posso correr on-line vou fazendo isso pra compensar o tempo perdido.

Se você tiver alguma dúvida de como preencher a planilha, envie seu comentário que ajudarei a preenchê-la.

Espero que sirva pra alguma coisa pra você. Pra mim está servindo!

Você poderá usar esta planilha como base para testes de outras categorias, basta fazer as subsituições dos carros. Pra você não correr o risco de apagar alguma informação da planilha, como as fórmulas e os dados fixos, use o recurso de [Proteger Planilha]. As células que precisam receber valores estão desbloqueadas e as céulas que contém fórmulas e dados fixos estão bloqueados, mas isso só tem efeito com planilha protegida. Entre na opção [Ferramentas/Tools] e depois escolha [Proteção/Protection] e depois [Proteger Planilha/Protect Sheet]. Pra desfazer faça as mesmas escolhas. Ou então clique com o botão direito do mouse na aba e escolha [Proteger Planilha/Protect Sheet] para proteger ou escolha [Desproteger Planilha/Unprotect Sheet] para desproteger a planilha. Faça isso para cada uma das abas. Pra não correr o risco de esquecer a senha, deixe a proteção sem senha.

Um grande abraço a todos.

2 comentários:

  1. Meu caro amigo a Baixada Santista esta com vcs. nessa hora tão dificil. com essa tragédia de Sta Maria. Que Deus abençoe a todos.
    Andei lendo esse seu artigo de acerto de carros, pra mim com certeza sera de gde utilidade, espero um dia participar das corridas em sua sala só estou me aprimorando.
    Um gde abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Daniel, bom dia tudo bem contigo?

    Vou dar uma olhada na planilha no fim de semana, não tenho conseguido jogar mais to chegando no ponto que vou passar a jogar muito online, então sera de muita ajuda ter uma base de dados com esta, mais uma vez superando todas as expectatvias, não canso de elogiar e agradecer a sua iniciativa e contribuições.

    Valeu

    Abraços

    Alex

    ResponderExcluir