quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sazonal A-Spec Tous France Championnat

Olá a todos, tudo bem?

Como de costume, compartilho com vocês o carro e afinação que usei para este sazonal A-Spec.

Antes de começar nosso assunto, queria dizer que fiz várias vezes a mesma corrida em cada um dos circuitos ajustando o carro, ajustando a suspensão, a cambagem, achando o tempo certo de freada, de desaceleração, de entrada na curva. Nas primeiras até que não foram muitas. 

Em Deep Forest foram apenas 4 vezes e é a mais fácil de vencer. Venci já na primeira tentativa, as outras 3 cheguei em terceiro para aumentar minha coleção de buzinas.

Em Stage Route 5 foram 4 vezes também e da mesma forma, venci de primeira e fiz mais 3 pra acumular buzinas. Só não tive a mesma sorte porque nas duas últimas vieram buzinas que eu já tinha.

Já em Suzuka eu já tive de ser mais habilidoso. Foram 6 tentativas. As 3 primeira cheguei em terceiro. Na verdade chegaria em segundo se não tivesse provocado o terceiro lugar. Fiquei esperando o terceiro me passar pra eu chegar em terceiro. Em segundo ganharia tintas e não tenho interesse mais em tintas, já tenho mais de 3.600 tipos diferentes de tintas e se usei mais do que 20 tipos diferentes é muito. Mas na quarta tentativa peguei o jeito e venci e então gostei do brinquedo e fiz mais duas, agora pra aumentar os capacetes e macacões.

Em Tokyo fiz mais 5 vezes. Na primeira vi que com o carro do jeito que estava não dava pra chegar no primeiro. Cheguei em terceiro, quer dizer, um segundo que virou terceiro. Na segunda tentativa adicionei a Afinação de ECU, coloquei peso, e consegui vencer. Fiz mais uma ainda vencendo e ainda fiz mais 3 chegando em terceiro e brincando com os carros. É muito legal correr em Tokyo.

A última é que deu mais trabalho, porque a pista é pequena e cheia de curvas, então tive de encontrar uma afinação diferente no carro e um outro equilíbrio na hora de fazer as curvas. Essa eu fiz 12 vezes. Consegui 10 buzinas novas nesse brinquedinho e ainda ganhei mais dois capacetes que ainda não tinha, que foram as duas vezes que venci. Aí o cansaço bateu e parei de correr e vim escrever este post. Ainda vou fazer esta última mais vezes porque a vitória tem um gostinho diferente.

Bem, vamos ao que interessa. Algumas dicas para este evento.

Com relação à lista de carros no Grid

Há carros que andam bem e há carros que não. Então escolha uma lista de carros em que não há na primeira posição do Grid carros que andam bem como o Alpine 110 1600S '73 e Hommell Berlinette. Se esses carros aparecerem no início da lista, escolha outra para ficar mais fácil de ganhar e sem se estressar muito.

Se você escolher uma lista em que um desses dois carros não estiverem na primeira posição do grid, ou acima da terceira posição, fica bem mais fácil de ganhar com carros de baixa potência e PP e ainda dá pra fazer uma pontuação ótima além de ganhar mais créditos.

Com relação à afinação do carro

Se você não conseguir vencer as corridas com a afinação sugerida, vá aumentando aos poucos os CVs do carro e corra novamente. Tente pelo menos fazer umas 3 vezes a mesma corrida. A cada corrida que fizeres as tuas voltas serão melhores e as chances de ganhar aumentam. Comece pela instalação da Afinação de ECU, depois pelo Escape, depois pelo Sistema de Admissão e depois pelos Kits Turbo. Controle apenas os PP, porque o máximo é de 450PP. 

E se fores aumentando os CVs, a Potência Máxima/Binário mudará, então terás de fazer o ajuste na relação das marchas com o uso da planilha que encontras na seção "Afinação de Carros GT5". 

Mas antes de perderes a paciência na primeira corrida, experimente fazer mais 2 corridas e seja um pouco mais confiante em ti e no carro. Não esqueça que os pneus são Desportivos Duros, então não dá pra sentar o pé no freio, controle a pressão no freio para teres um maior controle sobre o carro. 

E por final, desligue todos os assistentes, deixe apenas o ABS em 1, o resto, tudo desligado.

Quanto à lista de carros no Grid

A lista que escolhi pra correr as 3 primeiras corridas foi esta:

1. Megane Renault Sport '08
2. Peugeot 106 S16 '03
3. Peugeot 206 CC '01
4. Peugeot 205 Turbo 16 '85
5. Alpine 310 1600 VE '73
6. Citroën Xsara VTR '03
7. Hommell Berlinette R/S Coupe '99
8. Peugeot 207 GTi '07
9. Peugeot Coupé 406 3.0 V6 '98
10. Peugeot 307 XSi '04
11. Citroën C4 Coupe 2.0 VTS '05

A lista que escolhi pra correr as 2 últimas foi esta:
1. Peugeot 106 Rallye '03
2. Peugeot 205 Turbo 16 '85
3. Citroën Xsara VTR '03
4. Hommell Berlinette R/S Coupe '99
5. Renault Megane 2.0 16V '03
6. Peugeot Coupé 406 3.0 V6 '98
7. Peugeot 206 RC '03
8. Peugeot 307 CC Premium AVN '04
9. Peugeot 307 XSi '04
10. Citroën Xantia 3.0i V6 Exclusive '00
11. Renault Avantime '02

Carro utilizado no evento

O carro que usei foi um Peugeot 207 GTi '07 que você encontra na Concessionária de Novos da Peugeot. 

Adicione apenas Suspensão, Transmissão e Caixa de Velocidade nele. Assim, você manterá os 186CV, 1260Kg e 398PP dele e aumentará os créditos e experiência proporcionalmente. E não esqueça de comprar o Pneu Desportivo Duro, caso ainda não tenha feito. Faça as três primeiras corridas com apenas essas peças. 

Para as corridas em Tokyo e Eifel adicione ainda a Afinação de ECU no carro e aumente 100Kg e jogue o peso na traseira do carro (-50)

Prêmios recebidos

Os valores recebidos ao final de cada corrida estão logo abaixo. Conforme eu fazia as corridas, os CVs aumentavam, porque fiz mais de uma vez cada corrida até pegar o jeito com o carro e com as curvas

1. Deep Forest Raceway
.:. Cr. 809.472 (Adicional de 412.672) - Exp. 90.168 (ad. de 45.168) - [186cv sem ECU, 1260Kg, 398PP]

2. Clubman Stage Route 5
.:. Cr. 535.040 (359.040) - Exp. 56.848 (38.148) - [188cv sem ECU, 1260Kg, 398PP]

3. Suzuka
.:. Cr. 804.080 (539.580) - Exp. 80.256 (53.856) - [189cv sem ECU, 1260Kg, 398PP]

4. Tokyo R246
.:. Cr. 666.064 (446.964) - Exp. 85.424 (57.324) - [198cv, 1360Kg, 399PP com ECU]

5. Eifel (Kart) 106A
Cr. 996.659 (522.060) - Exp. 100.799 (52.800) - [193cv, 1360Kg, 395PP com ECU]

Afinação sugerida

A seguir, você encontra a afinação que usei no Peugeot 207 GTI '07. Coloco a última afinação que usei em Eifel (Kart) e o que tem de diferente da que usei nas 3 primeiras corridas é a altura do solo, a cambagem e o peso.

Para as 3 primeiras corridas eu usei:
Suspensão:
.:. Altura do solo: -10 frente e -5 atrás
.:. Ângulo do Camber: 1.0 frente e 0.5 atrás
.:. Demais valores iguais

Sem afinação ECU
Sem ajuste de peso e posicionamento do lastro

Em Tokyo apenas adicionei ECU e peso conforme o quadro logo abaixo, mantive os valores da suspensão.

Para a última corrida, a afinação utilizada está no quadro logo abaixo.

Em Tokyo e Suzuka, ajuste a Relação Final de Caixa para 4.900. Nas demais corridas deixe em 5.500.

Boa sorte e ótimas corridas por ai.


Peugeot 207 GTI '07



Potência: 193cv .:. Peso: 1360Kg .:. 395PP


Suspensão Frente Traseira
Ajuste de Peso  
Ajuste da Altura ao Solo -25 -20
Quantidade de Lastro 100
Ajuste de Molas 8.0 9.0
Posicionamento do Lastro -50
Amortecedores (Extensão) 4 6


Amortecedores (Compressão) 4 6
Regulador de Potência
Barras Anti-rolamento 2 2
Nível de Potência 100%
Ângulo do Camber (-) 3.0 1.5


Ângulo do Eixo -0,10 0,10








(LSD) Frente Traseira
Caixa de Velocidade
Binário Inicial 30 -
1ª Velocidade 2.770
Sensibilidade de Aceleração 15 -
2ª Velocidade 1.870
Sensibilidade de Travagem 5 -
3ª Velocidade 1.435




4ª Velocidade 1.115
Aerodinâmica Frente Traseira
5ª Velocidade 0.903
Força Descendente - -
6ª Velocidade 0.735






Controle Dist. Travagem Frente Traseira
Relação Final de Caixa 5.500
Equilíbrio de Travagem 5 5
Velocidade Máxima 180




Velocidade Final 206
Peças Instaladas          
Caixa de Velocidade Personalizável

LSD Totalmente Personalizável
Embreagem: Duplo Disco


Suspensão Kit Tot. Personaliz.
Volante do Motor: Semi Competição



Um comentário:

  1. Venho felecitar pela dica... pois eu nao conseguia afinar o Alpine 110 1600S '73 de maneira nenhuma... assim com o Peugeot 207 GTI '07 e a sua afinaçao tornou se muito facil o evento... obrigado Minha ID: schorpioen_

    ResponderExcluir